Comissão de Utentes do SNS promove concentração contra fecho da maternidade de Portimão

«Agora, nascer em Portimão tem data marcada», denuncia o movimento

A Comissão de Utentes do SNS (Serviço Nacional de Saúde) vai promover, na quinta-feira, dia 9 de Fevereiro, às 18h00, mais uma concentração/vigília junto ao hospital de Portimão.

Esta iniciativa surge depois de a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde ter anunciado a operação “Nascer em Segurança no SNS 2023”, que prevê encerramentos de maternidades, nomeadamente a de Portimão.

É que, segundo foi anunciado, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos do hospital de Portimão vai estar fechado ao fim de semana, de 15 em 15 dias, até ao final de Março, o que significa, salienta a Comissão de Utentes, que, «entre Janeiro e Março, a maternidade vai fechar 19 dias».

«Agora, nascer em Portimão tem data marcada», denuncia o movimento.

«Esta Comissão já fez vigílias/concentrações à porta deste hospital em defesa da Maternidade e fará as necessárias de forma a impedir o seu encerramento», assegura.

«Na altura em que era Hospital do Barlavento Algarvio», recebia «fama e prémios» por ser um «Hospital amigo do bebés e pelas condições que tinha nestas valências».

Mas «hoje, devido ao subfinanciamento do SNS, fecham-se as urgências de ginecologia e obstectrícia, e as maternidades com o slogan “nascer em segurança no SNS”», salienta a Comissão de Utentes.

Na sua opinião, «há um retrocesso nos serviços de saúde prestados no Hospital de Portimão, hospital integrado no SNS».

Ora, concluem, «os utentes não são a favor deste retrocesso e lutarão para que tal não aconteça».

 
 



Comentários

pub