CHUA cria equipa de suporte em cuidados paliativos pediátricos

Equipa terá um polo em Faro e outro em Portimão

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve vai criar uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, para melhorar o apoio que é dado aos doentes e a quem os acompanha.

A decisão de criar esta nova resposta foi tomada ontem, 15 de Fevereiro, Dia Internacional da Criança com Cancro, pelo Conselho de Administração do CHUA.

Constituída por uma equipa multidisciplinar, que conta com dois polos – em Faro e Portimão -, a criação desta equipa tem como objetivo assegurar que desde o diagnóstico todos os utentes em idade pediátrica (recém nascidos, crianças e jovens) que vivem com uma doença crónica complexa, limitante ou ameaçadora da vida, e suas famílias, recebam cuidados que vão ao encontro das suas necessidades, desejos e preferências, até e para além da morte.

Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do CHUA, diz que «a mais-valia é podermos acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças. A partir de agora vamos poder contar com esse apoio».

Já a médica pediatra Elsa Rocha, responsável pela equipa de Faro, refere que a criação desta equipa traduz a vontade e um trabalho conjunto dos colegas de Faro e Portimão para melhorar o acesso aos cuidados paliativos pediátricos na região do Algarve.

Os proponentes da criação desta equipa, por seu lado, consideram que «esta é uma luta de todas as crianças e nós apenas estamos a proporcionar o acesso global a estes cuidados».

Em Portugal estima-se que existam pelo menos 8000 crianças com necessidades de cuidados paliativos e apenas 10 por cento têm acesso a esses cuidados.

Para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro, o Serviço de Pediatria organizou uma pequena exposição alusiva ao tema, que estará patente no hall do Unidade Hospitalar de Faro e onde foi distribuído um laço amarelo, símbolo internacional da sensibilização para o cancro infantil.

 

 



Comentários

pub