Campeonato Nacional das Profissões junta 357 jovens em Portimão

Campeonato decorre entre os dias 7 e 12 de Março

Portimão será este ano palco do Campeonato Nacional das Profissões, que vai juntar nesta cidade algarvia 357 jovens, entre os dias 7 e 12 de Março, que vão competir entre si, em mais de 50 profissões, num conjunto de provas que simulam situações reais de trabalho.

Entre os participantes estarão 13 jovens oriundos dos centros de formação da região – Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã – Centro DUAL Portimão, CEFP Faro, CEFP Barlavento, Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António – nas profissões de cozinha, receção hoteleira, contabilidade e gestão,
animação/vídeo, jardinagem paisagística, entre outras.

Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam. A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional.

Para chegarem aqui, os concorrentes passaram por fases de pré-seleção e provas regionais e vão agora disputar, entre si, o título de campeão nacional em cada profissão.

Os participantes medalhados podem vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato da Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro na Polónia, e na 46ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024.

No último Campeonato do Mundo das Profissões, Special Edition, Portugal conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata, e quatro de Excelência.

Seomara Cabrita, a jovem de 21 anos que estudou Estética no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, foi uma das vencedoras da medalha de excelência. 

«Através da experiência Skills percebi o significado do pormenor, da delicadeza, do conhecimento e o verdadeiro sentido de cuidar. Sinto-me bastante preparada e confiante para o mercado de trabalho, para cuidar dos meus clientes com todo o profissionalismo que adquiri nesta experiência única. Quero transmitir o meu conhecimento para outros jovens que queiram ingressar nesta área», refere a profissional.

De acordo com o IEFP, o objetivo da competição é a «valorização da formação e do trabalho desenvolvido pelos profissionais em áreas estratégicas e dos mais diferentes setores de atividade e que permita o reconhecimento das profissões junto dos mais jovens e das empresas para o crescimento económico do país».

Além das provas, há seminários e debates com especialistas sobre temas relacionados com o emprego e a formação profissional.

Todas as informações sobre o  podem ser consultadas aqui.

 

 



Comentários

pub