Associação All Mozambi ganha sede em Portimão para dar apoio à comunidade moçambicana

Há médicos que já se disponibilizaram para prestar apoio à comunidade

A All Mozambi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambique recebeu do Município de Portimão as chaves da sua nova sede, que ficará situada nos Três Bicos, neste concelho do Barlavento Algarvio.

O objetivo é que as novas instalações da instituição, que completa em Junho 10 anos de atividade regular, sejam «a um ponto de encontro privilegiado para os moçambicanos, permitindo igualmente detetar quaisquer situações sociais a necessitar de ajuda», segundo Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.

Para Sofia Froi, presidente da direção da associação, «este nobre gesto representa um marco histórico, porque passámos a dispor de um espaço digno para divulgar o rico património cultural moçambicano e os interesses dos nossos conterrâneos, principalmente ao nível da sua integração e inserção».

A responsável adiantou ainda que «alguns médicos com ligação a Moçambique já se ofereceram para prestar apoio à comunidade, pelo menos uma vez por mês, e a partir da agora estamos em condições de ativar essa valência».

 

 

Nas novas instalações, localizadas no lote 6 cave da Urbanização do Pimentão – Três Bicos, também serão idealizadas e projetadas as iniciativas que, a partir de Junho próximo, assinalarão a primeira década de atividades desta associação e as comemorações do Dia da Independência de Moçambique, que se celebra a 25 de Junho.

A All Mozambi, cuja atividade teve início em 2013, «conta atualmente com mais de meia centena de associados e tem centrado o seu trabalho no apoio à comunidade moçambicana, enquanto membro facilitador na relação com diversas entidades, como são os casos da Embaixada e dos consulados de Moçambique em Portugal», segundo a Câmara de Portimão.

«Participando regularmente na Semana Intercultural e noutras iniciativas e eventos do Município, a All Mozambi também realiza ações de esclarecimento e presta ajuda técnica ao nível do processo de legalização, renovação de documentos ou questões jurídicas, não esquecendo a componente do apoio social, em particular através do auxílio financeiro que poderá ser solicitado à Câmara de Portimão», conclui a autarquia.

 

 



Comentários

pub