Animal Rescue Algarve vai construir abrigos para gatos de rua em Loulé

A ARA espera «que o plano venha a resultar numa redução de até 50% nas populações de gatos de rua nos próximos cinco anos»

A Animal Rescue Algarve (ARA) tem um novo projeto que planeia construir, pelo menos, 40 abrigos para gatos de rua, em Loulé. 

Em nota de imprensa, a associação explica que os «gatos de rua têm, por norma, dificuldade em ser realojados em contextos domésticos».

Por isso, a «melhor solução para garantir os direitos destes animais, assim como controlar a sua explosão populacional, é através da construção de abrigos onde, podem viver com dignidade e ser esterilizados».

Estes abrigos, explica a ARA, são essencialmente «destinados a abrigar os animais durante a noite, em condições climatéricas adversas, sendo também um local estável e seguro» para comerem.

Segundo a associação, este projeto contará com os apoios da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Almancil, Agrupamento de Escolas de Almancil e Escola Secundária de Loulé para a angariação de voluntários e fundos para a manutenção dos abrigos, assim como para programas de esterilização.

A ideia é construir, pelo menos, 40 abrigos, mas o número poderá chegar aos «400».

É que, desde a aprovação da lei de 2018 que bane a eutanásia de animais saudáveis, «o número de gatos nas ruas de Loulé multiplicou-se aos milhares; 98% dos quais não se encontram esterilizados, e carecem de abrigo e acesso regular a cuidados básicos, comida e água», lamenta a ARA.

O plano já atraiu a atenção de mais parceiros, nomeadamente através de protocolos com a Inframoura, Infraquinta, e Infralobo, que terão um papel central na aquisição e entrega de recursos na Prisão de Silves, que se voluntariou para construir os abrigos.

Estima-se que o plano poderá resultar na esterilização de cerca de até 1500 gatos, tendo um impacto substantivo no número de felinos nas ruas de Loulé, e radicalmente melhorar o futuro do bem-estar animal na cidade e arredores.

A ARA espera «que o plano venha a resultar numa redução de até 50% nas populações de gatos de rua nos próximos cinco anos».

 



Comentários

pub