Albufeira viaja até ao Porto para participar na Wine & Travel Week, que decorre no Palácio da Bolsa e na Alfândega, entre os dias 20 e 26 de Fevereiro.
A iniciativa tem como objetivo «divulgar a oferta do enoturismo, num país que em 2021 produziu mais de milhão e meio de litros de vinho».
Dividida em quatro eventos integrados numa só marca (feira profissional, fórum, experiências de enoturismo e feira “Essência do Vinho”), a Wine & Travel Week é o palco para promover, comercializar e acompanhar as tendências do enoturismo no mundo.
O Município de Albufeira vai ter um espaço próprio no B2B para divulgar a sua oferta e realizar as reuniões com os operadores convidados. No total, o Algarve conta com cinco espaços, sendo que um espaço é partilhado pelo Turismo do Algarve e a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, três a dividir pelos Municípios de Albufeira, Lagoa e Portimão e um último espaço destinado à marca Algarve Golden Terroir (Albufeira, Lagoa, Lagos e Portimão).
José Carlos Rolo refere a importância do evento, sublinhando que «a gastronomia e o vinho constituem motivação de visita para vários milhões de turistas que todos os anos escolhem o Algarve e Albufeira para passar as suas férias».
O presidente da Câmara recorda que «atualmente a indústria do enoturismo no mundo apresenta taxas elevadas de crescimento, prevendo-se que em 2025 seja alcançada a fasquia dos 100 milhões de enoturistas, o que representa um impacto de 45 mil milhões de e uros na economia global».
De acordo com o presidente da RTA, entidade que apoia o evento, o Algarve é uma das mais promissoras regiões produtoras de vinho do país, «pelo terroir único, pela elevada incidência da exposição solar e pelo tempero do Atlântico».
O setor vitivinícola da região desenvolveu-se imenso nos últimos dez anos, refere João Fernandes, pelo que «é fundamental tirar partido do cruzamento do vinho com o turismo, aproveitando a hotelaria e a restauração para escoar a produção regional, dando-a a conhecer aos turistas que visitam o Algarve, ao mesmo tempo que se promove a região como destino de enoturismo cá dentro e lá fora».
Os vinhos da Adega do Cantor e da Quinta do Canhoto são os embaixadores da participação de Albufeira no evento.
Comentários