Aeroporto de Faro lança novas rotas para Aarhus, Bilbao, Estrasburgo e Roma

Plano de ação ambiental da ANA avança com mais medidas implementadas

Aeroporto de Faro – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

O Aeroporto de Faro terá 18 novas rotas este Verão, das quais seis são destinos totalmente novos e doze são rotas existentes, mas agora operadas por mais companhias aéreas, «aumentando e consolidando a oferta e conetividade da região do Algarve», anunciou hoje a ANA Aeroportos de Portugal, empresa do grupo VINCI Airports.

Assim, os principais países emissores para o Aeroporto de Faro – Reino Unido, Irlanda, França -, «aumentam a sua oferta de lugares em comparação com o Verão de 2019», antes da pandemia.

As novas rotas, que correspondem, segundo a ANA, ao «crescimento de mercados estratégicos», são Aarhus (Dinamarca) e Roma (Itália), ambas operadas pela Ryanair, bem como Bilbao (Espanha) e Estrasburgo (França), ambas da Volotea.

A ANA acrescenta ainda que a Ryanair colocará mais dois aviões na sua base no aeroporto algarvio, passando de 8 para 10, e disponibiliza mais sete novos serviços, dois dos quais totalmente novos. No total, a companhia irlandesa oferece 47 rotas desde Faro.

Por seu lado, a Easyjet, neste Verão, mantém quatro aviões baseados e prevê operar 21 rotas.

Haverá ainda a operação night stop diário da Transavia France na rota de Paris, Orly.

A ANA Aeroportos anuncia também que, «assumindo como prioridade o desempenho ambiental, está também a ser implementada uma estratégia ambiciosa para alcançar NetZero até 2030 em toda a rede ANA|VINCI Airports».

No Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, a primeira central fotovoltaica, responsável por 30% do consumo de energia, entrou em funcionamento em 2022.

Entretanto, já foram feitas alterações nos sistemas de iluminação (LED, AVAC, BMS) e no fornecimento de energia elétrica às aeronaves quando estacionadas, enquanto a frota automóvel está a ser renovada para veículos elétricos.

O Programa de Reflorestação VINCI Airports está a ser desenvolvido em várias regiões do país – em 2022, foram plantadas 2500 árvores na Mata de Tavira numa parceria que será mantida com o ICNF e com a QUERCUS.

A ANA sublinha também a parceria com a RIAS e o seu «extraordinário trabalho realizado no âmbito da biodiversidade, na Ria Formosa».

 



Comentários

pub