12 alunos do concelho de Loulé apurados para o Concurso Nacional de Leitura

Próxima fase congregará alunos dos 16 municípios do distrito de Faro

O concelho de Loulé apurou no passado dia 10 de Fevereiro 12 alunos para participar fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.

Depois desta fase municipal, que teve lugar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, são já conhecidos os estudantes que avançam para a próxima fase desta iniciativa, que congregará, nesse momento, alunos dos 16 municípios do distrito de Faro.

São eles: Diogo Vila Lobos (EB1 Areeiro), Maria Leonor Vieira (EB1 nº 4 de Loulé) e Helena Ramos (EB1 nº 3 de Loulé), do 1º Ciclo; Eva Coelho (EB2,3 Padre João Coelho Cabanita), Gabriela Leão (EB2,3 D. Dinis) e Matilde Jorge (EB2,3 Engº Duarte Pacheco), do 2º Ciclo; Carolina Oliveira (Colégio Internacional de Vilamoura), Carlota Fajardo (EB2,3 Engº Duarte Pacheco) e Rodrigo Rosa (EB Padre João Coelho Cabanita), do 3º Ciclo; Laura Santos (Escola Secundária de Loulé), Bruno Almeida (Escola Secundária de Loulé) e Leonor Barreto (Colégio Internacional de Vilamoura), do Secundário.

Depois de terem realizado provas escritas e orais, os participantes foram avaliados por um júri composto por Rita Moreira, chefe de Divisão da Biblioteca, Guida Jordão, técnica da Biblioteca, e Ana Farrajota, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

“Ynari, a menina das cinco tranças”, de Ondjaki (1º Ciclo), “A bicicleta que tinha bigodes”, de Ondjaki (2º Ciclo), “O fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde (3º Ciclo), e “As mais belas coisas do mundo”, de Valter Hugo Mãe (Secundário) foram as obras selecionadas para serem lidas pelos participantes nesta fase municipal.

A fase intermunicipal decorre a 18 de Abril, em Castro Marim. Já a final acontece a 3 de Junho.

«O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1º,2º, 3º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário», refere a autarquia de Loulé.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e RTP, responsável pela cobertura televisiva do evento.



Comentários

pub