Vem aí um novo programa de voluntariado no Museu de Lagos

Desde 2008 que Lagos tem em funcionamento um Banco Local de Voluntariado, designado “Lagos + Voluntário”

A Câmara Municipal de Lagos está a elaborar o “Regulamento do Programa de Voluntariado no Museu de Lagos”, com o objetivo de criar condições formais para o desenvolvimento de um programa que permita acolher e enquadrar nos espaços museológicos os voluntários, «dando assim resposta às solicitações e ao interesse já manifestado pelos munícipes».

De acordo com a autarquia, «o envolvimento da sociedade civil em causas relativas ao ambiente, à solidariedade, educação, cultura e saúde, tem conhecido um incremento, levando a que as instituições públicas estejam mais atentas e abertas a esta modalidade de cooperação» e o caso dos museus e monumentos não é exceção.

O projeto de regulamento presente a reunião de câmara pressupõe que o programa de voluntariado será aberto à participação de qualquer cidadão maior de 18 anos, português ou de outra nacionalidade.

A duração do voluntariado, a carga horária a cumprir e as tarefas a desenvolver serão acordadas entre o voluntário e o Museu de Lagos, sendo garantida orientação e acompanhamento técnico, informação e formação, assim como um seguro.

Em Lagos, há em funcionamento, desde 2008, um Banco Local de Voluntariado, designado “Lagos + Voluntário”, que visa proporcionar o cruzamento de interesses entre as instituições e os cidadãos, incrementando a cidadania ativa através do incentivo ao voluntariado e promover a auto realização.

Atualmente, a autarquia e instituições particulares de solidariedade social são as entidades com projetos de voluntariado concretizados nas
áreas sociais, do apoio à pessoa idosa, do apoio à pessoa com deficiência, de promoção da leitura, de promoção de uma alimentação saudável e combate ao desperdício alimentar em contexto escolar, assim como da proteção e bem-estar animal.

A estas irá, em breve, juntar-se este projeto do Museu de Lagos na área do património cultural.



Comentários

pub