Tribunal de Contas diz que Ambifaro cometeu «irregularidades» com contratos e pagamentos

Sandra Ramos e Bruno Lage, ex-presidentes de dois Conselhos de Administração, e Paulo Santos, vice-presidente da Câmara, estão entre os visados

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

O Tribunal de Contas é claro: de 2015 a 2017, a empresa municipal Ambifaro cometeu «irregularidades», ora saltando etapas no processo de contratação de bens e serviços, ora pagando contratos ainda antes da publicação no portal Base. As matérias podem «vir a consubstanciar ilícitos financeiros» e têm, entre os visados, Sandra Ramos e Bruno Lage, ex-presidentes de dois Conselhos de Administração, e Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro.

Ao longo de 37 páginas, o Relatório de Apuramento de Responsabilidades Financeiras, datado de 29 de Setembro do ano passado e que o Sul Informação consultou, analisa a gestão da Ambifaro durante três anos – de 2015 a 2017.

O relatório tem por base uma queixa anónima, vindo também na senda de uma auditoria externa pedida pelo PS, em 2018, na Assembleia Municipal de Faro.

Nesse mesmo período (2015 a 2017), em que a Ambifaro apresentou um prejuízo acumulado de cerca de 2,1 milhões de euros, foram prestados 15 serviços sem que tivesse sido cumprido o procedimento pré-contratual, exigido nas regras da contratação pública.

Esses serviços são da mais diversa índole: fornecimento de eletricidade, conservação de elevadores e até apoio ao Festival F: o certo é que nenhum cumpriu essa regra.

Ao longo dos mesmos três anos, foram também dezenas os contratos executados e pagos, antes da publicação no Portal Base – o que a lei também exige.

Há exemplos como o “Aluguer de montagem e desmontagem de tendas para feira”, fornecimentos de catering para festivais e aquisições de espetáculos, como é o caso de um concerto de José Cid, em 2017.

Segundo o relatório do Tribunal de Contas, atualmente, todos estes contratos até já estão no Base, mas isso só aconteceu… «após o pagamento e também após a auditoria».

 

Bruno Lage

 

Durante grande parte deste período, mais concretamente até 31 de Outubro de 2017, o presidente do Conselho de Administração da Ambifaro foi Bruno Lage, atualmente presidente da União de Freguesias de Faro (PSD).

O CA era ainda composto por José António Cavaco, à época vereador da Câmara, e Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro (PSD) e que também é um dos rostos desta polémica.

O Tribunal de Contas diz que os três são «responsáveis financeiros» porque «autorizaram a despesa e assinaram os pagamentos sem que tais normas tivessem sido observadas».

Nas suas alegações, Bruno Lage justifica-se, dizendo que «os membros do Conselho de Administração tiveram a preocupação imediata de corrigir os incumprimentos que eram devidos a um conhecimento deficitário das regras da contratação pública, e contratar formação jurídica neste domínio».

O antigo presidente do Conselho de Administração também diz que o CA confiou «na distribuição de competências pelos funcionários» e autorizou os pagamentos «com base nessa confiança».

O documento esmiúça ainda a situação de Sandra Ramos, presidente do CA da Ambifaro a partir de 2 de Novembro de 2017, cargo que manteve até 9 de Julho de 2019, data em que foi destituída pelo presidente da Câmara devido a alegadas irregularidades.

Este relatório fala de um pagamento feito pela Ambifaro, em nome de Sandra Ramos, num valor de cerca de 5 mil euros à Caixa-Geral de Aposentações.

A ex-líder da empresa municipal não nega que tal aconteceu, enquanto ainda era funcionária, e garante que «se encontra disponível para liquidar o valor», algo que já foi também exigido pela atual presidência da Ambifaro.

Em relação a Sophie Matias e Carlos Baía, ambos vereadores que tinham assento no Conselho de Administração, o TC diz que «também cometeram o mesmo tipo de infrações [em relação à contratação pública], ainda que em menor número».

E, acrescenta o Tribunal de Contas, quando «tomaram conhecimento das infrações, adotaram procedimentos e efetuaram diligências para que não se repetissem no futuro».

 

Sandra Ramos

 

O Sul Informação tentou contactar Sandra Ramos para saber se os cerca de 5 mil euros já tinham sido pagos à Ambifaro, mas não obteve qualquer resposta às chamadas telefónicas e mensagens, o que também aconteceu com Bruno Lage.

A única reação, até agora, veio do PSD/Faro, depois de o PS ter tornado público este caso.

Os sociais-democratas justificam o que se passou com as dificuldades em «implementar o Código de Contratação Pública», o que vem na linha do argumento de Bruno Lage.

«Embora longínquo, o período em epígrafe foi de transição para muitas entidades públicas. Aponta, agora, o Tribunal de Contas que essa transição, de grande exigência burocrática, não terá tido um acolhimento completo por parte da Ambifaro», lê-se.

Isso fez-se sentir, evidencia o PSD farense, «num número muito considerável de municípios e empresas públicas em todo o país, que estiveram e estão a braços com o CCP, procurando encontrar a melhor interpretação das suas disposições legais».

A responsabilidade financeira, nas palavras do PSD/Faro, «foi prontamente assumida pelos titulares dos órgãos administrativos de então, num gesto de grande nobreza, desprendimento e coragem na defesa da causa pública, ao mesmo tempo que tratavam de salvar a empresa, catapultando-a para os patamares de excelência que hoje traduzem o exercício da sua missão, coroada com o alcance da exigente norma da qualidade ISSO 9001, recentemente revalidada».

Mas, no seu comunicado, o PS aponta ao PSD que acusa de «práticas e vícios exercidos», reveladores de «um modus operandi danoso para a gestão pública, descontrolado e despesista, que se acentuou em 2017, ano das eleições autárquicas».

«A campanha eleitoral, na altura marcada por um discurso de boas contas, mostra-se, agora, contrária e reveladora de que os farenses foram enganados», acusam.

Para o Partido Socialista de Faro, estes resultados «podem ser apenas a “ponta do iceberg”» dado que a Auditoria incide exclusivamente no período temporal compreendido entre 2015 e 2017, e apenas sobre a realização de três eventos: Alameda BeerFest, Festival F e Feira de Santa Iria.

Já o PSD não se deixa ficar e vai ainda mais atrás.

«Tudo tem uma história e, se estas processualidades burocráticas se encontram hoje totalmente sanadas, bem como a implementação de procedimentos totalmente adequados à realidade legislativa dos nossos dias por parte da empresa, não deixou esta nunca distrair-se com o essencial: o preenchimento do gigantesco buraco financeiro que representou a decisão histórica de edificação do Mercado Municipal sustentando em factoring e/ou crédito de curta duração num crédito de cerca de 12,5 milhões de euros que eles [PS] nunca foram capazes de pagar», argumenta o PSD.

Os sociais-democratas também dizem que «estão a pagar» os danos dos anos «tenebrosos entre 2005 e 2009» que ditaram «a ruína do Município e o nascimento do Mercado Municipal em circunstâncias que a História há-de julgar».

Voltando ao relatório… conclui o Tribunal de Contas que a «violação das normas e princípios do Código de Contratação Pública poderá consubstanciar infração financeira».

O documento foi enviado ao Ministério Público que, num parecer, manifesta «concordância com as conclusões», reservando, para mais tarde, «uma análise mais aprofundada».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub