Torta de amêndoa gigante, passeios e workshops: regressa o II Festival das Amendoeiras em Flor

A organização do certame é composta por mais de 100 voluntários, com destaque para os idosos residentes na localidade

Workshops, passeios, espetáculos e até uma torta de amêndoa gigante. O programa do II Festival das Amendoeiras em Flor, que decorre de 3 a 5 de Fevereiro, em Alta Mora (Castro Marim), já está fechado. 

As iniciativas acontecerão das 11h00 às 18h00.

A sessão inaugural acontece dia 3 de Fevereiro e conta com várias entidades institucionais convidadas, a participação das escolas, a tradicional animação de rua e a inauguração da exposição fotográfica «Passeio Fotográfico da Esperança – Incêndio 2021» da Associação ¼ Escuro.

Haverá ainda a realização de workshops temáticos: pão, cestaria e plantação de amendoeiras que requerem inscrição gratuita, mas obrigatória aqui.

Durante todo o evento, haverá quatro passeios: três de pequena rota (entre 5 e 11 quilómetros) que acontecem todos os dias às 9h00.

No último dia do evento, 5 de Fevereiro, haverá um passeio adicional, “A Grande Rota das Amendoeiras em Flor”, um percurso de 25 quilómetros.

Na música, haverá um tributo ao acordeão com «António Manuel e Ernesto Batista» e «Silvino Campos»; a música popular com «Raiz Lusa», o Grupo Etnográfico «Amendoeiras em Flor» e o «Rancho Folclórico do Azinhal», sons e danças da Cornualha com «Davey&Dyer», a viola campaniça com «O Gajo» e o fado beirão com os inovadores «Bicho Carpinteiro».

Segundo a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), nas artes performativas, está prevista a «exaltação do folclore português com Sofia Pimentão; o «Bando dos Quatro», a recriação da famosa «lenda das amendoeiras em flor» pela Associação Satori e o espetáculo «Vamos Salvar o Dragão» do CCD de Castro Marim. Na dança infantil, e a representar o território, as «Arutla» do Clube Recreativo Alturense».

Regressará também a torta de amêndoa gigante com 41 metros, com a presença do chef Márcio Baltazar e a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

A isto junta-se «um mercado de rua mais amplo, tasquinhas, a «aldeia do artesão», com mais de trinta artesãos a recriar os ofícios do mundo rural. Por fim um espaço dedicado à agricultura e floresta».

A pensar nos mais pequenos, e em contínuo durante todo o festival animação infantil, pinturas faciais, jogos tradicionais, animais da quinta e estátuas vivas. A entrada é gratuita para crianças até aos 11 anos e de 3 euros para adultos.

O Festival é uma organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) com a parceria e apoio do Município de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.

A organização é composta por mais de 100 voluntários, com destaque para os idosos residentes na localidade, que durante este mês vivem intensamente e de forma orgulhosa a montagem do evento. A iniciativa surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres «Amendoeiras em Flor» desde 2005. Em 2020 surge a 1ª edição do Festival, com o apoio do “365 Algarve”.

 



Comentários

pub