Silves apoia reabilitação urbana de casas do concelho

Candidaturas já podem ser realizadas

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Os proprietários de imóveis em Silves interessados em obter apoio para melhorar as condições de habitabilidade das suas casas podem apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal até ao dia 31 de Março.

O período de candidaturas que está em curso refere-se ao Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, e ao Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores (PARJPI) na ARU de Silves.

Todos os documentos necessários aos processos de candidatura, assim como os respetivos regulamentos, estão disponíveis para consulta e download no site da Câmara de Silves. As candidaturas devem ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico [email protected].

Segundo a Câmara de Silves, o PAHAB «pretende contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado nas ARU de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, e, desse modo, reforçar a atratividade dessas áreas de reabilitação, designadamente para fins habitacionais, contribuindo para aumentar a oferta de habitação nas áreas centrais dos aglomerados, revitalizando-as e dinamizando-as».

«A comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor máximo de despesa elegível (sendo que o máximo da despesa elegível varia de acordo com a tipologia dos trabalhos comparticipáveis definidos em regulamento)», acrescentou.

Por sua vez, o PARJPI «visa contribuir para a valorização, promoção e conhecimento do património natural e paisagístico da cidade de Silves, mais concretamente dos espaços verdes privados localizados na ARU de Silves. Neste programa, a comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor das obras realizadas, tendo como limite máximo, por intervenção, o montante de 500 euros».

Estas ARU localizam-se em território “Geoparque Algarvensis”, «estando alinhadas com os princípios e valores inerentes ao Geoparque, contribuindo para a qualificação do território e dos valores patrimoniais em presença».

Seguindo os links, pode obter informação detalhada sobre o ORU de Silves, o ORU de SB Messines, o ORU de Alcantarilha, o ORU de Algoz e o ORU de São Marcos da Serra.

 

 

 



Comentários

pub