“Recriação da Matança de Porco” leva mais de 300 pessoas à Cortelha

Este domingo, 15 de Janeiro

O Passeio Pedestre dedicado à “Recriação da Matança do Porco”, que se realizou este domingo, 15 de Janeiro, levou mais de 300 pessoas à Cortelha, na Serra do Caldeirão. 

Convidados a beber um café de “escolateira” e a provar o “mata-bicho” (calço de aguardente de medronho bebido logo de manhã), no Largo da Associação dos Amigos da Cortelha, os caminhantes assistiram ainda à apresentação da “Recriação da Matança do Porco” pelos elementos do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.

Já com o primeiro quilometro percorrido, os participantes passaram próximo do Moinho do Farranhão, com vista panorâmica do Algarve, seguindo-se visita à Barragem do Vale Maria Dias, onde, numa das ribeiras, estavam as mulheres a lavar as tripas.

Mais à frente, numa eira tradicional no sitio da Cumeada, os caminhantes tiveram direito a saborear os bolos caseiros e a aguardente de
medronho da Serra do Caldeirão, sempre ao som do acordeão.

 

 

No final, e à chegada ao Polidesportivo da Cortelha, estava o Grupo de Janeiras desta aldeia, que trouxe as sonoridades e cantorias natalícias do “Canto dos Reis” e que abriu assim o convívio para a degustação de um lanche serrano, em que as carnes do porco eram o prato principal, mas onde não faltaram as Papas de Milho.

O próximo Passeio Pedestre da Cortelha será dedicado à Aguardente de Medronho e está agendado para o segundo fim de semana de Março, onde a principal atração será a visita às diversas destilarias da zona.

Esta iniciativa foi organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

 



Comentários

pub