PSD quer que o Algarve lute para trazer centro de treinos da Ryanair para a região

Autarcas do Norte já estão a posicionar-se para atrair este investimento

O PSD Algarve quer que as entidades regionais se unam e lutem para tentar garantir que a Ryanair instala o seu futuro centro de treinos em Portugal no Algarve.

A intenção da transportadora aérea low cost – que já tem uma base no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro -, de instalar em Portugal um centro de treinos «com hangares de manutenção e escola de treino de pilotos», tem sido notícia nos últimos dias.

A decisão só deve ter lugar nos próximos meses, mas isso não impede que já haja movimentações, nomeadamente das autarquias que circundam o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que através de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, encetou negociações com a Ryanair «com vista a criar as condições para que esse relevante investimento se sediasse nessa área geográfica, mostrando já a sua disponibilidade para encontrar soluções para a localização das infraestruturas», segundo o PSD Algarve.

Para os social-democratas algarvios, a mesma coisa devia estar a ser feita pelas forças vivas da região algarvia.

«Na região, sabemos que não podemos contar com a TAP. Todas as companhias aéreas e respectivas operações em terra que possamos trazer para a região, são uma garantia de estabilidade da presença dessas empresas. Ter um centro de treinos da Ryanair seria da maior importância», acredita Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve.

«Se a AMAL se quer fazer mais útil, a par com outras entidades regionais, deve junto do AICEP e da empresa lutar por um grande investimento que traz emprego e sustentabilidade ao aeroporto e à região. Infelizmente, vemos muita passividade e escassa iniciativa. Não podemos esbanjar oportunidades estratégicas como esta», acrescentou.

Para o PSD, o Algarve «seria um local adequado para acolher esse investimento, reforçando o vínculo com a Ryanair na região, já que da mesma, em larga medida, depende uma fatia significativa dos movimentos de passageiros do Aeroporto Internacional de Faro, Gago Coutinho».

 

 



Comentários

pub