PSD exige ao CHUA que anule concurso ganho por clínica de radiocirurgia espanhola

Este tratamento de radiocurgia implica apenas uma «deslocação do doente»

Os deputados do PSD, eleitos pelo Algarve, querem que os doentes algarvios deixem de ter de ir a Espanha fazer tratamentos de radiocirurgia, exigindo que o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) anule o concurso internacional, ganho por uma clínica de Sevilha. 

A pedido do PSD, os representantes do CHUA estiveram no Parlamento, mas, segundo os sociais-democratas, «optaram por não esclarecer os detalhes do concurso que está a empurrar dezenas de algarvios, todos os dias, para Espanha».

«O fator preço não pode ser, nunca, e em particular quando falamos de saúde, o principal critério de um concurso público. Por que razão não foram incluídos critérios de ponderação da distância entre o prestador e os hospitais de Faro e Portimão? Por que motivo a assistência em língua portuguesa não foi tida em conta neste concurso? O Conselho de Administração do CHUA continua sem nos responder a estas questões. Isto demonstra claramente que o que mais interessa é unicamente e exclusivamente o preço mais baixo. Este tipo de políticas, que tem destruído o nosso SNS, não serve os interesses dos utentes da região. E esta opção do CHUA não serve definitivamente os interesses dos utentes», refere o deputado Rui Cristina.

Este tratamento de radiocurgia implica apenas uma «deslocação do doente», como explicou, em Outubro, Horácio Guerreiro, diretor clínico.

Na altura, em declarações ao Sul Informação, este responsável vincou que «houve um concurso, Espanha ganhou, de forma legal, e nós temos de cumprir as condições desse concurso».

O argumento não colhe aceitação do PSD. Para Rui Cristina, «é desumano sujeitar doentes, já de si fragilizados, a um transporte de centenas de quilómetros, sem acompanhamento de um técnico de saúde e serem atendidos por profissionais que não falam português».

 



Comentários

pub