Portimonense Edmundo Inácio é um dos autores e intérpretes do Festival da Canção

Canções e intérpretes do Festival da Canção 2023 foram anunciados pela RTP esta quinta-feira, 19 de Janeiro

O artista portimonense Edmundo Inácio é um dos autores e intérpretes do Festival da Canção deste ano, cuja primeira semi-final acontece a 25 de Fevereiro, a segunda a 4 de Março e a grande final a 11 de Março. 

As canções e os respetivos intérpretes foram anunciados esta quinta-feira, 19 de Janeiro, pela RTP.

Edmundo Inácio, cantor, compositor e performer, vai participar no certame com o seu single de estreia “A Festa”, tema com música da sua autoria, letra co-escrita com Brisa e produção feita em parceria pelo artista com o reputado produtor LEFT.

«Quando recebi a chamada do Nuno Galopim a dar-me os parabéns pela seleção no Festival da Canção, fiquei extremamente empolgado. Este será um dos grandes passos para o início de uma carreira de músicas da minha autoria. Depois de uma passagem enriquecedora pelo The Voice Portugal, queria manifestar-me para além da interpretação mas também como autor do meu próprio repertório. Tenho mensagens que acho relevantes comunicar e nada melhor que cantá-las», afirma o algarvio.

De acordo com o cantor, “A Festa” relata o embate diário de uma nova geração que pretende entrar numa indústria profissional e conquistar o seu espaço no mercado. O que nos prende é o Amor pela profissão que abraçamos».

«O Amor será sempre mais forte que a vontade de abandonar “este lugar”. Estou muito entusiasmado para pisar o Palco da RTP, trago um Edmundo novo, acompanhado de músicos e um ambiente semelhante ao que apresentarei nos Palcos, após o Festival. Nesta música tenho um Alaúde como foco e figurinos à medida, mas o meu concerto completo terá mais instrumentos e mais momentos apaixonantes. A Pop Alternativa, o Rock, a música Erudita e as Bandas-Sonoras, também entram neste processo de criação d’A Festa’ e do álbum que a canção antecederá», disse Edmundo.

Gravada nos Great Dane Studios, além dos autores Edmundo Inácio, Brisa e o produtor LEFT. “A Festa” conta com guitarras de José Carmo e Edmundo.

O cantor assumiu também as teclas e, em parceria com o produtor, as percussões e o baixo. Com mistura de Sassá Nascimento e masterização de Michael “Mic” Ferreira, “A Festa” estará no palco do Festival da Canção 2023 na segunda semi-final, dia 4 de Março. A música já está também no Youtube.

Naquela que será a 57.ª edição do Festival, 15 autores foram convidados e cinco foram escolhidos através da livre submissão de canções, como é o caso de Edmundo Inácio.

O artista junta-se a um grupo composto por nomes como Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Ivandro, Jacinta, Teresinha Landeiro, April Ivy e André Henriques, membro da banda Linda Martini, entre outros.

Natural de Portimão, Edmundo Inácio fez formação musical e estudou guitarra dedilhada no conservatório, tendo-se formado em Cinema na Coventry University, em Inglaterra.

Multi-instrumentista e produtor autodidata, demorou 15 anos a encontrar a sua identidade musical. Em 2021, participou no The Voice Portugal, chegando à gala final, tendo re-interpretado temas populares portugueses.

Inspirado pela música portuguesa, espanhola e médio-oriental, Edmundo Inácio assume o compromisso de respeitar e modernizar as suas raízes tradicionais, das quais faz parte o fado, e que irá fundir com sonoridades contemporâneas de rock, pop alternativo e música eletrónica.

 



Comentários

pub