Pessoas entre 18 e 49 anos já podem levar 4ª dose da vacina da Covid-19

Vacinação desta faixa etária começa dentro de dias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira, dia 13, a Norma 008/2022, possibilitando o acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal (a 4ª dose) contra a COVID-19, mediante decisão individual.

A vacinação será «operacionalizada nos próximos dias», acrescenta a DGS.

Esta atualização é feita num momento em que a maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023 está vacinada e após parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC).

A Campanha de Reforço Sazonal da vacina contra a COVID-19 iniciou-se em setembro de 2022, «tendo sido administradas desde então mais de 3 milhões de doses da vacina, maioritariamente doses de reforço aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para mitigar o impacte da doença grave nos grupos de maior risco».

«Estes resultados confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à COVID-19», salienta a DGS.

A Direção-Geral da Saúde reitera «a importância da vacinação sazonal contra a COVID-19 como medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de Inverno».

 



Comentários

pub