Nova edição da revista da Universidade do Algarve é dedicada às mulheres

Revista já pode ser lida

As mulheres da Universidade do Algarve são o tema da nova edição da revista institucional «UALGzine». O número dá a conhecer 25 histórias no feminino, de antigas e atuais alunas, funcionárias, investigadoras e docentes, que ajudaram a escrever a história da UAlg.

Esta edição número 15 dá a conhecer os rostos de algumas mulheres da UAlg, os desafios da mulher na sociedade atual, das referências que marcaram as suas vidas e dos seus percursos na academia algarvia.

À semelhança das edições anteriores, destina-se a um público-alvo diversificado, mantendo uma abordagem generalista e de fácil compreensão, recorrendo ao formato storytelling, mas sempre com o objetivo promover e divulgar a Academia.

Tal como refere Ana de Freitas, vice-reitora para a Qualidade, Planeamento e Formação, no seu editorial, «no ano em que publicou o Plano Inclusivo de Igualdade de Género, a UAlg dedica um número da «UALGzine» às mulheres da academia, que tal como as entrevistadas afirmam, vestem a camisola e se dedicam de corpo e alma ao desenvolvimento da missão da Universidade, acreditando que esta, através de todos e logo também delas, contribui para um mundo mais justo, inclusivo e igualitário, e, portanto, melhor».

No final de 2021, 72% dos recursos humanos afetos aos serviços da Universidade eram mulheres, 64% investigadoras e 52% eram docentes (Balanço Social da Universidade do Algarve, 2021).

As mulheres, refere Ana de Freitas, «estão bem representadas em todos os setores de atividade da UAlg, em maior número nos tradicionalmente associados ao universo feminino, mas também nos que são mais ligados ao universo masculino».

Na sua opinião, «esta representatividade manifesta-se em quantidade, mas sobretudo em qualidade, que é também confirmada pelo número de mulheres que no final de 2021 assumiam cargos dirigentes dos Serviços (60%), das Unidades Orgânicas e da Reitoria (50%)».

No que concerne aos estudantes da UAlg, explica ainda no Editorial, também são, maioritariamente, do género feminino, correspondendo a 55% do número total de inscritos em 2021/22 (DGEEC), encontrando-se apenas em minoria nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (30% do total de inscritos).

A revista pode ser lida aqui.

 



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