Música, dança e teatro: Lethes apresenta programação (só) até Maio

Programação foi apresentada pela ACTA este sábado, 21 de Janeiro

A programação do Teatro Lethes até Maio, apresentada pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, este sábado, 21 de Janeiro, será muito focada na música, mas também haverá teatro, dança e cinema.  

Um dos espetáculos em destaque, segundo revelou ao Sul Informação Luís Vicente, diretor artístico da ACTA, é o concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, agendado para os dias 19 e 20 de Maio.

«É uma obra absolutamente inédita, cujo texto foi escrito pelo Alexandre Honrado, um colaborador nosso. É um espetáculo de estreia mundial e por isso é um espetáculo a não perder.»

Outra sugestão igualmente inovadora, mas na área da dança, é o Solo de Israel Galvan, agendado para o dia 14 de Abril.

«Trata-se de um espetáculo de flamenco apresentado de uma forma inovadora», explica Luís Vicente, referindo que Israel Galvan tem sido um dos grandes «renovadores do Flamenco».

O facto de a ACTA ter ficado fora do financiamento do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes (DGArtes) faz com que os próximos tempos sejam de incerteza e, por isso, tomou-se a decisão de apresentar o programa apenas até Maio.

«Temos a programação concluída até ao fim do ano, mas não a vamos apresentar porque não sabemos o que esperar dos próximos meses», frisa o diretor artístico, realçando que, uma vez que a candidatura aos apoios quadrienais não foi atendida, resta esperar pela alternativa de recorrer aos pontuais, cujas respostas só chegam em Maio deste ano.

 

 

De acordo com Luís Vicente, a falta de apoios já está a influenciar muito o trabalho. «Já temos menos duas pessoas connosco e muito provavelmente vamos ter de despedir mais. Tínhamos também uma digressão marcada pelo Norte do país e por Espanha que já tivemos de cancelar».

Classificando a situação como «absolutamente inesperada», Luís Vicente frisa que neste momento há sempre a possibilidade de terem de alterar o calendário já definido. Ainda assim, o diretor artístico da ACTA realça que têm sido muitas as entidades locais que já mostraram apoio.

«A Câmara de Faro está disponível para nos apoiar e a Comunidade Intermunicipal também. Aqui, no Teatro Lethes, têm também aparecido pessoas a mostrar a sua disponibilidade para nos assistirem naquilo que for necessário, de forma voluntária. Além disso, as forças políticas da região, desde o PSD ao Bloco de Esquerda, passando pelo PS, todas têm manifestado a sua disponibilidade para connosco», continua.

Além dos dois espetáculos já mencionados, o programa dos próximos meses conta com muito mais opções, que começam já no dia 24 de Janeiro, com o espetáculo de teatro “As Cartas Ridículas”, uma dramatização de alguma da correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, em exibição até 3 de Fevereiro.

 

 

A 9 de Fevereiro, a Orquestra Clássica do Sul apresenta “Extended Horizons” e, a 12 de Fevereiro, a Associação de Guitarra do Algarve traz o 6.º Festival Internacional de Guitarra de Faro.

Ainda em Fevereiro, a 25, há espetáculo da Associação de Acordeão do Algarve.

Março começa com um espetáculo dedicado às crianças. “Pequenas Fábulas de La Fontaine” decorre nos dias 1 e 2 de Março.

No dia 9, a Orquestra Clássica do Sul regressa com “Um Trapézio em Música” e no dia 10 decorre o espetáculo de teatro “La Rouge”.

A 12 de Março, o algarvio Valentim Filipe sobe a palco, seguindo-se, a 24, o espetáculo de teatro “Incandescente”.

No dia 25, o Festival de Música Barroca de Faro apresenta “El Dulce Trato Hablando: La Música de Alonso Mudarra”.

A 15 e 16 de Abril, a Janela Aberta Teatro traz o “Cocktail da Evolução” e, a 23 de Abril, decorre o espetáculo “Dança Solidária”.

De 27 a 29, o palco recebe o Scianema, festival de cinema ambiental dedicado ao oceano, pela mão da associação Sciaena.

A 3 de Maio e 7 de Maio, voltam a decorrer espetáculos dedicados às crianças, “Capuchinho” e “Mochila”, respetivamente.

A 5 de Maio, há “Festival os dias do Jazz” e, a 11, a Orquestra Clássica do Sul apresenta “What a Time To Be Alive!”.

Por fim, antes do grande espetáculo da Filarmónica Portuguesa, a 12 e 13 de Maio, a Associação de Blues do Algarve apresenta “Faroblues”.

O preço dos bilhetes varia entre os 5 e os 10 euros.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub