Ministro da Economia: Receitas do turismo atingem 22 mil milhões em 2022

Ministro esteve em Portimão na inauguração das novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo

O ministro António Costa Silva – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As receitas do turismo atingiram os 22 mil milhões de euros em 2022, superando em 20% o valor registado em 2019, que já tinha sido considerado o melhor ano turístico de sempre, revelou esta segunda-feira, dia 23, o ministro da Economia.

Durante a cerimónia de inauguração das novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, António Costa Silva salientou que «Portugal terminou o ano de 2022 com 22 mil milhões de euros [de receitas do Turismo], o que é absolutamente extraordinário porque, num ano, não só recuperámos aquilo que fizemos em 2019, como superámos os resultados em mais 20%».

O ministro recordou que o turismo «foi altamente flagelado pela pandemia, quase paralisado durante dois anos, conduzindo a uma grande desmotivação» no setor.

De tal modo que «havia muita gente que dizia que, para recuperarmos os números de 2019, íamos levar três, quatro ou cinco anos». Mas a recuperação ocorreu logo em 2022.

Para o futuro, o governante anunciou que Portugal quer «ser o destino turístico mais sustentável do mundo e um dos de maior qualidade». Para isso, «é necessário trabalhar em conjunto, desenvolvendo redes colaborativas».

«Se construirmos estas plataformas, se tivermos desígnios claros, podemos transformar a vida das nossas comunidades, criar riqueza e sintonizar o país com o futuro», defendeu o ministro da Economia.

Para António Costa Silva, ainda há um «preconceito no país em relação ao turismo», setor que considerou como «sem dúvida um dos pilares fundamentais do nosso desenvolvimento económico».

«Nós, no Ministério da Economia, temos uma visão muito clara sobre o turismo: o turismo é uma ferramenta para desenvolver o país do norte ao sul, incluindo as regiões autónomas [da Madeira e dos Açores], porque ele é capilar».

António Costa Silva acrescentou ainda que a sua «visão» para o futuro é «profundamente baseada na aposta na Educação».

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub