Macário Correia é o novo presidente da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio

Tomada de posse está marcada para esta quinta-feira

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

Os órgãos sociais da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio (ABPRSA), que têm como líderes para a mesa da Assembleia Geral Manuel Reis e para a direção José Macário Correia, tomam posse esta quinta-feira, 12 de Janeiro. 

A tomada de posse dos órgãos eleitos para o próximo triénio decorre no auditório da sede, em Tavira, às 11h00, e contará com a presença de Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

As associações de regantes, criadas ao abrigo de legislação de 1938 e revista em 1982, são associações de agricultores a quem o Estado entrega a gestão das infraestruturas hidráulicas e atribui uma quota de água.

No Sotavento algarvio a associação foi criada em 1992, ainda com as obras de Odeleite em curso, e entrou na gestão da rede de rega em 1998.

Em nota, a ABPRSA relembra que gere cerca de 8 mil hectares de regadio, um terço do regadio do Algarve, com a água que vem das barragens de Beliche e de Odeleite: volume que é repartido com a Águas do Algarve, que assegura o abastecimento para consumo humano na mesma zona.

O perímetro de rega da ABPRSA estende-se de Olhão a Vila Real de Santo António, sendo que com esta água se «produzem milhões de toneladas de frutas e legumes para o consumo nacional e para exportação», realça a associação.

«Precisamos de mais água para fazer crescer a economia do Algarve, com mais alimentos e com a sua transformação a gerar mais postos de trabalho. Venha essa água do Guadiana, com a conduta do Pomarão ou de barragens a fazer na Foupana ou no Alportel», refere.

A tomada de posse decorre após as eleições realizadas em Dezembro passado, com duas listas concorrentes.



Comentários

pub