Lápide do túmulo dos 7 Mártires da Igreja de Santa Maria do Castelo será do século XIII 

Descoberta foi feita durante as obras de restauro que estão a decorrer neste templo

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

A lápide do túmulo dos 7 Mártires, que existe na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Tavira, deverá ser do século XIII. A descoberta foi feita durante as obras de restauro que estão a decorrer neste templo.

Trata-se do monumento aos sete cavaleiros cristãos, que, na altura da Reconquista, ousaram entrar em território mouro e acabaram por morrer. Em 1242, quando Tavira foi conquistada pelos cristãos, numa operação comandada por Paio Peres Correia, este decidiu «salvar a alma destes sete cavaleiros, transportando os seus corpos para esta igreja, antiga mesquita maior, convertendo-a numa igreja cristã», contou Diogo Sousa ao Sul Informação, aquando da visita do nosso jornal à igreja no âmbito da reportagem sobre as obras necessárias na paróquia de Tavira.

«O que hoje se vê embutido na parede do lado da epístola na capela-mor é presumivelmente uma lápide moderna e que contém a seguinte inscrição: “Aqui jazem os ossos dos sete cavaleiros que faleceram na tomada desta cidade aos Mouros em 11 de Junho de 1242”. No entanto, segundo os mais recentes trabalhos de restauro efetuados in loco, chegou-se à conclusão de que a lápide poderá eventualmente ser a original, isto é, proveniente do século XIII, por apresentar traços e vestígios de douramento muito comuns à época», acrescentou.

Contudo, de acordo com o voluntário da Artgilão e responsável pela cultura e património da paróquia, a sua mudança para a capela-mor deverá ter sido feita após o terramoto de 1755, sendo que a inscrição lapidar é, «com toda a certeza», contemporânea.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

A Igreja de Santa Maria do Castelo, propriedade do Estado, está agora a ser restaurada, com apoio financeiro do Município, através de fundos europeus.

Contudo, como disse o padre Miguel Lopes Neto, pároco de Tavira, ao nosso jornal, «toda a ajuda é necessária para que seja possível continuar a conservar o património histórico e religioso» da cidade e realizar as obras necessárias nas outras igrejas.

 

Se quiser ajudar a Paróquia de Tavira nas obras das igrejas, eis os dados bancários completos
IBAN:  PT50001800034607887902078
BIC/SWIFT TOTAPTPL
Banco Santander Totta S.A.
Titular da conta: Fab Igreja P Stª Maria Castelo

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub