Lagoa reivindica médicos para Ferragudo e Parchal e nova Unidade de Saúde Familiar

O presidente Luís Encarnação apresentou as suas reivindicações à secretária de Estado da Promoção da Saúde

As extensões de saúde de Ferragudo e do Parchal há muito carecem de mais médicos de Medicina Geral e Familiar para dar resposta às necessidades da população. A questão foi apresentada por Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, à secretária de Estado da Promoção da Saúde, que, na segunda-feira, visitou o concelho, no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”.

O autarca aproveitou a visita da secretária de Estado Margarida Tavares para «demonstrar todos os constrangimentos que o concelho tem na área da saúde e reivindicar mais médicos para as extensões de saúde de Ferragudo e do Parchal».

Luís Encarnação reivindicou também a criação de mais uma Unidade de Saúde Familiar (USF) no concelho, para dar resposta à população residente no território da União das Freguesias de Estômbar e Parchal e da Freguesia de Ferragudo, continuando a USF já existente a dar resposta à população de Porches, de Lagoa e de Carvoeiro.

O Município de Lagoa, em nota de imprensa, diz considerar «há muito tempo que, apesar do enorme esforço dos médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde, a criação de mais uma USF é fundamental para a promoção de cuidados de saúde de qualidade, de forma mais célere e homogénea em todo o concelho».

Mais do que reivindicar, a Câmara de Lagoa mostrou-se «disponível para fazer parte da solução, disponibilizando-se para realizar as obras necessárias para aumentar a extensão de saúde do Parchal para vir a acolher a nova USF».

«É importante intervirmos, o quanto antes, nas instalações do Centro de Saúde de Lagoa e nas suas extensões, porque muitos destes edifícios nunca tiveram uma única intervenção. No entanto, não resolve os problemas na área da saúde do concelho. Necessitamos de mais médicos para responder às necessidades da população», afirmou Luís Encarnação.

A visita da secretária de Estado da Promoção da Saúde aconteceu na passada segunda-feira, que foi acompanhada por Josélia Gonçalves, vogal da Administração de Saúde do Algarve, Josélia Gonçalves, pelo presidente e pela vice-presidente da Câmara de Lagoa (Anabela Simão), que é também responsável pelo pelouro da saúde, outros membros do executivo municipal e de técnicos da autarquia e do Centro de Saúde local.

A comitiva visitou o Centro de Saúde de Lagoa, a Unidade de Saúde Familiar de Lagoa e a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos.

 



Comentários

pub