Jornadas da Pastoral do Turismo vão refletir sobre o rumo do setor

“A caminho de uma Pastoral Laudato Si” será o tema central

Padre Miguel Neto – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

A Pastoral do Turismo, que tem como o padre algarvio Miguel Lopes Neto como diretor, organiza, de 2 a 4 de Fevereiro, as V Jornadas Nacionais, no Seminário Maior de Coimbra

“A caminho de uma Pastoral Laudato Si” será o tema central.

«Queremos, efetivamente, que este seja um espaço de reflexão sobre o rumo que deve ter o turismo, no contexto da evangelização e da promoção do setor turístico junto das demais instituições religiosas, no sentido de estabelecer uma ponte entre o trabalho da pastoral e uma ecologia integral, como propõe o Papa Francisco, na sua Encíclica Laudato si», salienta o padre Miguel Lopes Neto.

«Temos de olhar para este tema, para as questões relacionadas com o turismo religioso, sem preconceitos e sem um enclausuramento em torno de alguns limites rígidos, encarando, com clareza, as questões da sustentabilidade, do diálogo intercultural, da comunicação, do envolvimento da comunidade religiosa e não só, como caminho para mostrar uma identidade que é a identidade dos cristãos católicos», reforça.

Outra das novidades que traz estas jornadas é que no final será «produzido um documento síntese do pensamento desenvolvido ao longo dos três dias do encontro, sendo de extrema utilidade para o trabalho futuro». A coordenação deste relato estará a cargo do professor Carlos Costa (Especialista em Turismo e Professor Catedrático da Universidade de Aveiro) e de Varico Pereira (da Pastoral do Turismo de Braga, com vasta experiência nesta temática).

Estas Jornadas têm, ainda, como objetivo, envolver os diversos agentes de turismo, de modo a poder ter um momento de troca de ideias, de experiências e, sobretudo, de aprofundamento e abertura sobre como atuar neste âmbito.

«Propomos um programa amplo, com um conjunto de convidados que vêm de áreas diferentes, não só de Portugal, mas também do Vaticano, de Espanha e do Brasil: das universidades, do mundo empresarial, que realizam projetos inovadores e que trabalham, claro está, na Pastoral do Turismo», explica o padre Miguel Lopes Neto.

Na sessão de abertura, participarão o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços Nuno Fazenda; o presidente da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Portuguesa D. José Traquina, o vice-presidente da Câmara de Coimbra Francisco Veiga, o presidente do Turismo Centro de Portugal Pedro Machado e o diretor da Pastoral do Turismo – Portugal padre Miguel Lopes Neto.

Está também confirmada a presença de monsenhor Rino Fisichella, prefeito do Dicastério para a Evangelização, settor do Vaticano que tem sob sua tutela a Pastoral do Turismo, que efetuará uma videoconferência.

Todos os interessados poderão inscrever-se no site das Jornadas.

 



Comentários

pub