IPMA e Fibroglobal juntam-se para investigar deteção de sismos com cabos submarinos

Foi criada a plataforma LEA – Listening to the Earth under the Atlantic, tendo em vista a investigação, desenvolvimento e implementação de metodologias de deteção geoambiental em cabos submarinos

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e a empresa Fibroglobal assinaram, em Novembro passado, um protocolo, para potenciar o desenvolvimento de projetos de investigação científica, no âmbito da utilização de cabos submarinos de telecomunicações para o estudo da deteção e alerta precoce de sismos e tsunamis.

Este protocolo surge na sequência de outro celebrado em Setembro de 2020 com o Instituto de Telecomunicações, com objetivos semelhantes.

A Fibroglobal, na sequência de concursos públicos e de contratos celebrados com o Estado Português, instalou, gere e explora redes de comunicações eletrónicas de alta velocidade na Zona Centro e na Região Autónoma dos Açores. Nesta última, a rede inclui um cabo submarino de fibra ótica entre as ilhas do Faial, Flores, Corvo e Graciosa.

As redes instaladas têm permitido o acesso à Internet de alta velocidade e a outros serviços avançados, como telemedicina, ensino à distância e administração
pública em linha, dando um importante contributo para eliminar um obstáculo ao crescimento, à inovação e à coesão social e territorial e para reduzir a chamada “clivagem digital” que separa estas zonas do resto do país.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é um Laboratório do Estado que tem por missão promover e coordenar a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a prestação de serviços no domínio do mar e da atmosfera, assegurando a implementação das estratégias e políticas nacionais nas suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, sendo investido nas funções de autoridade nacional nos domínios da meteorologia, meteorologia aeronáutica, do clima, da sismologia e do geomagnetismo.

O IPMA estabeleceu uma parceira com o Instituto Dom Luiz (IDL) e o Instituto de Telecomunicações (IT) para a criação da plataforma LEA – Listening to the Earth under the Atlantic, tendo em vista a investigação, desenvolvimento e implementação de metodologias de deteção geoambiental em cabos submarinos.

No âmbito do projeto LEA, está previsto o ensaio de uma das novas tecnologias neste domínio – o DAS (Distributed Acoustic Sensing) – que pelas suas características pode ser particularmente útil na monitorização sísmica nos Açores, concretamente na área entre os grupos Ocidental e Oriental deste arquipélago.

A Fibroglobal vai, neste âmbito, disponibilizar o acesso a fibra ótica no referido cabo submarino de que é proprietária, permitindo a instalação pelo IPMA dos seus equipamentos de medida, viabilizando assim a recolha de informação necessária à investigação referida.

O acesso à infraestrutura, numa região de grande relevância do ponto de vista sismológico, vai permitir desenvolver experiências pioneiras a nível mundial, e compreender melhor o potencial dos cabos submarinos para a monitorização de eventos sísmicos, assim como as aplicações destas novas metodologias à proteção civil.

Trata-se de investigação científica muito inovadora, que ajudará a compreender melhor o funcionamento do nosso planeta, e ao mesmo tempo abre a perspetiva de métodos de alerta mais fiáveis para a proteção das populações e a resiliência costeira, tendo o potencial de tornar Portugal um dos líderes mundiais neste domínio.

 

 



Comentários

pub