Fundação Manuel Viegas Guerreiro expõe a “Arte da Atracção”

A exposição tem entrada livre

A exposição de fotografia criativa “Arte da Atracção”, de Vítor Martins, vai ser inaugurada este sábado, 28 de Janeiro, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença. 

Esta é uma mostra que, além de reunir 10 painéis, «coloca em diálogo a humanidade e a natureza», diz a Fundação, em nota de imprensa.

A inauguração da exposição é acrescentada por uma tertúlia que reunirá a comunidade local, nacional e estrangeira, e o público em geral.

De acordo com o fotógrafo Vítor Martins, «o objetivo é estimular a curiosidade sobre a arte da atração, convidando a audiência a observar e a discutir a diversidade das suas manifestações no quotidiano.»

Vítor Martins é português mas viveu 35 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. Vive há dois em Querença.

Membro da ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve, que patrocina a exposição, explica: «no nosso quotidiano usamos vários tipos de mensagem: som, cor, forma para elevar a nossa posição negocial, algo tão simples como sermos simpáticos para obter amizade ou união sexual. Esses mecanismos ocorrem para garantir a nossa sobrevivência, obter alimentação ou para segurança e conforto. Não escapamos à necessidade de atrair. As estratégias são infinitas e os resultados determinantes do sucesso de um indivíduo.»

Segundo a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, «a exposição, que reúne fotografia, arte e reflexão sobre a nossa forma de nos posicionarmos em relação ao outro, num plano de observação mais alargado, que é o da natureza, constitui uma forma muito “atrativa” de escuta de como os estrangeiros residentes em Querença olham para este território, criando, no processo dessa reflexão, alguns pontos de contato com a comunidade local nacional».

«Numa altura em que Querença inicia o retomar da sua autonomia administrativa, “atrai-nos” também a ideia de ouvir os seus contributos para o desenvolvimento de Querença, no interior do concelho de Loulé», acrescenta.

A exposição tem entrada livre e encontrar-se-á patente até 31 de Março, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 



Comentários

pub