Faro quer avançar com novo Plano de Circulação e Estacionamentos

Plano deverá ser um complemento ao de Mobilidade e Transportes

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Faro quer incluir um novo Plano de Circulação e Estacionamentos no orçamento, que permita «ajudar a perceber qual é a dinâmica do trânsito e os constrangimentos existentes na cidade», disse ao Sul Informação a vereadora Sophie Matias, responsável pelo pelouro do urbanismo. 

«Perceber onde deverá haver semaforização, onde é que haverá vias de sentido único, vias de dois sentidos, onde poderão existir bolsas de estacionamento dissuasor, ou seja, estacionamentos gratuitos que ficam nas orlas da cidade para se poder chegar de manhã e depois fazer ligação com os transportes públicos…», são alguns dos objetivos referidos por Sophie Matias.

Trata-se de um plano que o Município já queria ter colocado no orçamento passado, mas que, devido a «outros constrangimentos», não chegou a ir para a frente.

«Isto decorre da perceção que o Município teve, com os censos 2021, de que a população da cidade aumentou, o que leva a que haja também uma dinâmica diferente em termos de circulação e de automóveis», frisa Sophie Matias, explicando que se trata de um plano que irá servir de complemento ao de Mobilidade e Transportes e, assim, melhorar ainda mais o fluxo de trânsito.

«O Município de Faro tem feito o seu caminho nestas matérias. Quando começámos a revisão do PDM, desenvolvemos em paralelo um Plano de Mobilidade e Transportes, e fomos um dos municípios pioneiros a nível nacional a fazê-lo, porque percebemos que era importante ter essa perceção de como é que podíamos, estrategicamente, olhar para esta questão da mobilidade na cidade. Por isso, na sequência deste Plano de Mobilidade e Transportes, aprovado em 2018, percebemos que se trata de um plano tão estratégico que precisa agora de ser afinado e percebido mais em pormenor».

 

Sophie Matias, vereadora na Câmara Municipal de Faro

 

Assim, surge o Plano de Circulação e Estacionamentos que permitirá, segundo a vereadora do urbanismo, perceber como tudo irá funcionar tanto ao nível da rede rodoviária, como pedonal e ciclável.

Sendo Faro «uma cidade de serviços, mas também de dormitório», sempre houve picos de trânsito, «de manhã e ao final da tarde», mas que se intensificaram com o aumento populacional, levando à necessidade de implementar este novo plano.

A obra da 3.ª Circular, da qual um dos troços já foi inaugurado, vem, de acordo com Sophie Matias, «ajudar a diminuir os fluxos nas duas principais entradas da cidade, do lado de Olhão e de Loulé, e distribuir o trânsito».

 

Troço Av. 25 de Abril

 

Depois da inauguração desse primeiro troço, que incluiu a requalificação da Avenida 25 de Abril e a criação de uma nova rotunda junto à Estrada da Penha, o próximo passo é a conclusão das obras da Avenida Mário Lyster Franco, na zona da Lejana, em Faro, (entre a Estrada da Senhora da Saúde e a EN2/Avenida 25 de Abril), cuja empreitada foi adjudica no início do mês.

 

Troço Av. Mário Lyster Franco

 

«Penso que, com este dois troços, o que foi inaugurado e o que vai entrar em obras, teremos uma grande ajuda na diluição do trânsito e as pessoas já não terão necessidade de entrar na Baixa. Assim como o Aeroporto conseguirá ter alguma diluição de trânsito, já que, em vez de entrarmos na zona do Forúm/Teatro, poderemos fazer outro percurso para sair do lado de Olhão da Estrada da Penha», explica Sophie Matias.

Depois destas duas obras, ficará a faltar avançar o troço entre a estrada da Senhora da Saúde e a rotunda de Marchil, que, de acordo com a vereadora, também já tem projeto, mas trata-se de um trabalho mais complexo dado que envolve terrenos privados.

 

Troço PP do Sitio da Má Vontade e Pontes de Marchil

 

Além destes planos, está ainda a ser desenvolvido, internamente, o Plano de Pormenor de Vale Carneiros: «uma avaliação estratégica que irá, finalmente, criar a chamada Rua A», diz Sophie Matias.

Nesse sentido, a famosa rotunda da EN2 transformar-se-á numa rotunda oval, que fará a ligação a uma nova via que a ligará à rotunda existente junto ao Continente, na Avenida 25 de Abril, onde haverá depois também uma rotunda ovalizada que fará com que entre a Rua do Alportel e a Rua A exista um circuito.

«São duas ruas muito idênticas em termos de perfil e isso resolverá muitas questões ao nível do trânsito, uma vez que aliviará a rua do Alportel, e trará uma nova entrada para a cidade, que se prolongará no âmbito do Plano de Urbanização do Vale da Amoreira», revela a vereadora ao Sul Informação. 

Quanto à transformação da Rotunda do 738, Sophie Matias frisa que esta não deixará de ser um ponto turístico, mas ficará até com mais segurança devido ao seu alargamento.

Além disso, a autarca revela ao nosso jornal que a nova rotunda, junto ao Continente, fará também referência ao percurso da EN2, que liga Chaves a Faro, o que permitirá dispersar as atenções.

Questionada sobre prazos para a implementação do novo Plano de Circulação e Estacionamentos, Sophie Matias refere que não há ainda datas previstas, mas que se espera que, até ao final do ano, o plano esteja desenvolvido.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub