Execução do CRESC Algarve 2020 ficou «aquém da ambição»

«Continuamos a precisar do empenho dos beneficiários para executar o que está aprovado», disse José Apolinário

73% dos 318 milhões de euros previstos no Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve 2020) já estavam «validados e pagos aos beneficiários», em finais de Dezembro, mas essa percentagem ficou «aquém da ambição», que era ter pelo menos 80% de execução nesta fase. A afirmação é de José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, entidade responsável pela gestão dos fundos europeus na região.

À margem da apresentação do primeiro aviso para candidaturas no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2030 para financiar infraestruturas escolares, no dia 29 de Dezembro, José Apolinário revelou ainda que, «nos chamados organismos intermédios», há, neste momento, cerca de 9,2 milhões de euros por validar (o que corresponde a 3% do plano de execução do CRESC 2020), e 25% do quadro por executar (cerca de 80 milhões de euros).

«Estes dinheiros estão aprovados, mas continuamos a precisar do empenho dos beneficiários para executar o que está aprovado», referiu o presidente da CCDR Algarve.

«Nós temos de atingir os 100% de execução, isso nem tem questão», frisou, referindo que uma das obras que está prevista no Portugal 2020, e que deverá avançar já em Janeiro, é a ciclovia da Costa Vicentina (um investimento conjunto dos Municípios de Aljezur e Vila do Bispo).

De acordo com José Apolinário, o Algarve continua, neste momento, «sem risco de perder os fundos», dado que o plano de execução do CRESC Algarve 2020 termina apenas a 31 de Dezembro do próximo ano. Contudo, o objetivo é executar tudo até ao final de Setembro.

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub