Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Fartoon – Mostra Internacional de Cartoons de Faro

Edição subordinada ao tema “Água um desafio para a Humanidade”

As inscrições para a 5ª edição do Fartoon – Mostra Internacional de Cartoons de Faro estão abertas até 30 de Abril, anunciou a Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, que organiza a iniciativa.

Podem participar todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, de forma individual ou em grupo, sendo a sua inscrição gratuita e bastando para tal preencherem uma ficha de inscrição e enviarem os seus trabalhos (via CTT ou e-mail) para a organização.

Cada participante pode concorrer com um máximo de 3 trabalhos. Os trabalhos serão avaliados por um júri idóneo composto por 5 elementos.

Os trabalhos seleccionados pelo júri estarão patentes numa exposição a decorrer, em Faro (em diferentes locais), no mês de junho de 2023, estando prevista a sua exibição noutros concelhos do Algarve.

A 5.º edição do Fartoon – Mostra Internacional de Cartoons de Faro, promovida pela Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, será subordinada ao tema “Água um desafio para a Humanidade”.

O principal objetivo é «sensibilizar e consciencializar a população para a importância vital deste recurso natural e alertar para a sustentabilidade do ciclo da água, desde a sua captação, à sua utilização, sem esquecer também o seu tratamento e reutilização», explica a Faro 1540.

Pretende igualmente «contribuir para a alteração de comportamentos e hábitos de consumo, no sentido de promover uma crescente e coletiva eficiência hídrica com vista à preservação deste recurso vital. A consciencialização da sociedade para o valor da água em todas as suas dimensões assume maior significado no atual contexto de seca hidrológica que Portugal vive, possivelmente a pior dos últimos 100 anos, com quase todo o país em seca severa ou extrema».

«As alterações climáticas vividas nos últimos anos aumentam a probabilidade e frequência de episódios de seca e também de ondas de calor, nomeadamente as regiões do Algarve e Alentejo. A seca que afeta Portugal é também um motivo de preocupação em grande parte da Europa e em muitos países do mundo. A meio de julho metade do território da União Europeia estava em situação de risco devido à seca prolongada, que deverá provocar um declínio no rendimento das culturas em diversos países, segundo um relatório da Comissão Europeia. Os crescentes problemas de escassez de água e de seca indicam claramente a necessidade de uma gestão mais racional e eficiente da água, fundamental para ultrapassar a crise mundial de água que enfrentamos e para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Trata-se do futuro do recurso e de toda a Humanidade», acrescenta a associação.

Este evento conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da União de Freguesias de Faro (Sé-S.Pedro).

O regulamento do concurso poderá ser consultado aqui, informações adicionais podem ser solicitadas à FARO 1540 pelo email [email protected].

 



Comentários

pub