Enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve fazem greve a 2 de Fevereiro

Acusam administração do CHUA de «protelar a concretização do compromisso sem qualquer fundamentação»

Nuno Manjua, coordenador regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

Os enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vão fazer greve parcial a 2 de Fevereiro, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Segundo o SEF, a administração do CHUA «assumiu o compromisso de progredir os enfermeiros e pagar de acordo com essa progressão». No entanto, «continua a protelar a concretização do compromisso sem qualquer fundamentação».

Os enfermeiros defendem ainda que o entendimento que o CHUA faz «do Decreto-lei 80-b/2022 e das FAQ do Ministério da Saúde é mais recuado que as próprias orientações».

Por tudo isto, os enfermeiros dizem-se «fartos de ser discriminados» e afirmam que «ou pagam os retroativos e contabilizam os pontos de acordo com o entendimento do SEP» ou irão «continuar a lutar por isso».

O Sindicato afirma que «a decisão é da administração», com a qual tem uma reunião agendada para 7 de Fevereiro.

«As greves agendadas para 2 e 8 de Fevereiro poderão a qualquer momento ser suspensas caso a administração e/ou o Ministério da Saúde decidam concretizar o que foi afirmado pelo primeiro-ministro: contabilizar pontos e, à data, em momento algum foi dito “contabilizar pontos mas….», conclui a nota do SEF.

 



Comentários

pub