Depressão Fien traz chuva, frio e vento para Portugal Continental

Entre 16 e 19 de Janeiro

A Depressão Fien, que está a atingir Portugal Continental desde as 16h14 de hoje, 16 de Janeiro, e até quinta-feira, 19, traz chuva, frio, neve, vento e agitação marítima.

O fenómeno levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar a costa sul do Algarve sob aviso laranja, devido à agitação marítima, a partir das 18h00 de amanhã, 17 de Janeiro, e até às 15h00 do dia seguinte. A previsão é de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 a 12. Os avisos estendem-se a todo o país.

Entre os dias 17 e 19 também a temperatura irá descer significativamente com valores de mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral.

Segundo o IPMA, no distrito de Faro o termómetro vai descer até aos 2ºC, em Monchique, e aos 5/6ºC no litoral.

Já a temperatura máxima deverá variar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro.

Com a aproximação de uma superfície frontal fria, o IPMA prevê ainda a ocorrência de períodos de chuva no continente, em especial nas regiões Norte e Centro, hoje, passando a regime de aguaceiros no dia 17 de Norte para Sul.

No dia 17 e 18 poderá haver neve, acima de 800/1100 metros de altitude no Norte e Centro, descendo gradualmente a cota para 500/700 metros de altitude, podendo acumular quantidades significativas no solo.

Quanto ao vento, prevê-se que se intensifique de oeste/noroeste, e que sopre forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h, em particular durante a noite de 16 para 17, rodando para norte /noroeste no dia 17.



Comentários

pub