Cortelha canta Janeiras de porta em porta este sábado

Esta é uma tradição que o Grupo de Janeiras da Cortelha quer manter bem viva, palmilhando sítios e aldeias do interior do concelho de Loulé

As Janeiras voltam a cantar-se de porta em porta na Serra do Caldeirão. Para manter vivas as tradições natalícias, este sábado, dia 7 de Janeiro, o Grupo de Janeiras da Cortelha irá percorrer esta aldeia do interior do concelho de Loulé, bem como outras localidades da freguesia de Salir, cantando e entoando os cantares das janeiras alusivos ao nascimento de Jesus e à chegada dos Reis Magos.

«As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação de cantares ao Menino e dos Reis por parte de um grupo de pessoas, acompanhadas por instrumentos tradicionais, como é o caso do acordeão, pandeireta e dos ferrinhos, à porta das habitações», explica a associação.

As Janeiras «significam, para as gentes da Serra do Caldeirão, um tesouro de tradições, trazendo à memória esta recordação que teve o seu início no interior algarvio», acrescenta.

 

 

Um dos objetivos é «manter esta tradição bem viva» e, para isso, serão calcorreadas, de porta em porta, algumas localidades do interior do concelho de Loulé, nomeadamente Cortelha, Barranco do Velho, Montes Novos, Salir, entre outras.

Assim, por estes dias, os habitantes desta zona da Serra do Caldeirão já estão habituados e esperam que os Janeireiros da Cortelha entrem pelo quintal adentro para cantarolar o anúncio do nascimento de Jesus, bem como a vinda dos Reis.

«No final, lá sai da boca de um elemento mais atrevido uma “chacota”, como forma de pedir ou lembrar ao dono da casa que deverá dar uma recompensa ao grupo. Era assim antigamente e é assim que o Grupo da Cortelha mantém a tradição».

 

 



Comentários

pub