Concurso “Água Jovem” volta a desafiar alunos algarvios

A entrega dos prémios será realizada no dia 2 de Junho, em Monchique, durante o Fórum Água Jovem 2023

A 13ª edição do concurso “Água Jovem”, destinado a todas as crianças e jovens que frequentem o ensino pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve, tem inscrições abertas até 1 de Março. 

A este concurso, podem concorrer trabalhos de várias áreas: maquete, desenho, cartaz, BD, texto, vídeo, áudio, happening/performance.

«O principal objetivo é sensibilizar, informar e divulgar junto das comunidades escolares a importância da preservação do património água, promover o conhecimento dos ecossistemas aquáticos da região e contribuir para a sua gestão participada», explica a Agência Portuguesa do Ambiente.

O concurso distinguirá os melhores trabalhos nas categorias: ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ciclo do ensino básico, 3.º ciclo do ensino básico e alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.

Os temas desta edição são: a “Aliança pela Água” (Tema I), a “Serra de Monchique – A importância da água e dos seus ecossistemas aquáticos” (Tema II) e os “Desafios da Água – Impacte das Alterações Climáticas (ODS13) no ODS 6”.

Serão aceites trabalhos em todos os formatos, sendo incentivada a criatividade em todos os aspetos (conteúdos, materiais, técnicas, etc.).

O regulamento do Concurso “Água Jovem 2023” pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 1 de Março e os trabalhos entregues na APA – ARH do Algarve até ao dia 1 de Maio. A entrega dos prémios será realizada no dia 2 de Junho, em Monchique, durante o Fórum Água Jovem 2023.

O júri do Concurso é constituído por representantes das entidades organizadoras, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Algarve.

Esta é uma iniciativa conjunta com as empresas Águas do Algarve, Mundo Aquático (Zoomarine) e a International Water Technology.

 



Comentários

pub