Câmara de Faro “dá a mão” à ACTA

Rogério Bacalhau lamentou injustiça de que foi alvo a ACTA nos concursos da Direção-Geral das Artes

A Câmara de Faro aprovou, esta segunda-feira, 23 de Janeiro, um acordo de cooperação com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, que ficou fora dos apoios da Direção-Geral das Artes. 

Esta proposta vem no seguimento do que Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, já tinha dito ao Sul Informação: a autarquia vai apoiar a ACTA depois de a estrutura não ter sido escolhida para receber apoios da DG Artes, o que coloca em causa o seu funcionamento.

Segundo a Câmara de Faro, «a proposta apresentada salienta a importância da atuação desta companhia, nomeadamente no que toca à promoção da cidadania e do teatro, destacando que as experiências artísticas são fatores fundamentais para a formação».

O acordo de cooperação «é uma das formas encontradas para prestar essa ajuda e para garantir que Faro e todo o Algarve beneficiem do facto de terem uma companhia teatral profissional», situação que o edil farense considera como mais «um fator de atratividade do território».

De resto, o autarca Rogério Bacalhau sempre afirmou que a autarquia tudo faria para continuar a apoiar a ACTA, de modo a poder garantir-se a abertura do Teatro Lethes, sede da companhia e membro da Rota Europeia de Teatros Históricos, ainda que possa ter de se fazer ajustes na programação, face à diminuição de recursos financeiros.

 



Comentários

pub