Beja fala sobre “Olivais Tradicionais, a riqueza da diversidade e dos sinais do tempo”

Conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”

A conferência “Olivais Tradicionais, a riqueza da diversidade e dos sinais do tempo”, por Pedro Reis, vai ter lugar esta quinta-feira, dia 26 de Janeiro, às 21h00, no auditório da EDIA, em Beja.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja.

Este ciclo de conferências pretende, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

Nesta conferência, abordar-se-á a relação entre o olival, o azeite e a cultura mediterrânica, traçando-se também uma breve viagem pela história destes olivais, desde a protocultura até à emergência dos novos olivais mais intensivos.

Haverá um pequeno debate sobre o que são estes Olivais tradicionais, o porquê do surgimento e diferenciação destes sistemas olivícolas, o conceito e as diferentes definições e possibilidades de leitura a partir da informação estatística.

O conferencista convidado, Pedro Reis, é mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural e doutorado em Engenharia Agronómica. É investigador auxiliar do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e foi coordenador científico de dois projetos sobre Olivais tradicionais e autor de vários artigos técnico-científicos sobre estes sistemas produtivos.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório. Poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: [email protected] ou 964 934 162 (neste caso, só de segunda a sexta-feira, entre as 08h30-12h30 e 14h15-15h45).

A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA clicando aqui.

 

 



Comentários

pub