Azinheira de São Brás de Alportel fica em 2º no concurso da árvore portuguesa de 2023

As duas outras árvores algarvias a concurso ficaram em 4º e 8º lugar

A azinheira de Alportel, em São Brás de Alportel, ficou no segundo lugar, com 2879 votos, no concurso da Árvore Portuguesa de 2023.

O vencedor foi o eucalipto de Contige, situado na freguesia de Sátão, em Viseu. Com um perímetro de tronco de 11 metros, este eucalipto foi o escolhido na sexta edição do Concurso Nacional Árvore do Ano 2023, que é feito através de uma votação online. Agora, será o representante de Portugal no concurso europeu.

A azinheira (Quercus rotundifolia) de Alportel tem cerca de 250 anos, 17 metros de altura e 5 metros de perímetro de tronco.

A fama da Azinheira de Alportel ultrapassa os limites do concelho de São Brás de Alportel. Devido ao seu notável porte, foi classificada como Árvore de Interesse Público em 1942.

Em terceiro lugar, com 2863 votos, ficou um castanheiro gigante de 500 anos, de Guilhafonso, em Pêra do Moço, na Guarda.

Segundo a União da Floresta Mediterrânica – UNAC, que organiza o concurso em Portugal e divulgou nesta segunda-feira os resultados, nos restantes lugares, por ordem decrescente, ficaram: a oliveira de Pedras d’el Rei, em Tavira; o plátano do Palácio da Anadia, em Mangualde; a oliveira de Mouriscas, em Abrantes; um metrosídero de Mafra; uma oliveira milenar de Lagoa; uma oliveira de Casais de São Brás, em Santarém; e um carvalho de Calvos, em Póvoa de Lanhoso.

Ao todo, as dez árvores reuniram 20.073 votos online.

 



Comentários

pub