“Armazém Regimental” passa a integrar património municipal de Lagos

Reabilitar e preservar este edifício de arquitetura militar é o primeiro grande objetivo da autarquia com esta aquisição

O Município de Lagos e o Exército Português assinaram esta quinta-feira, 19 de Janeiro, o auto de entrega dos Armazéns da Praça Infante Dom Henrique, mais conhecidos pela designação de “Armazém Regimental”, que passa agora a integrar o património municipal.

Reabilitar e preservar este edifício de arquitetura militar é o primeiro grande objetivo da autarquia com esta aquisição.

Propriedade até agora do Estado e afeto ao Ministério da Defesa Nacional, à responsabilidade da Unidade de Apoio do Comando da Logística, o edifício foi alienado por ajuste direto ao Município de Lagos, mediante uma compensação financeira de 238 mil euros. O ato marca o culminar de um processo de contactos e negociações que decorria já há algum tempo.

A passagem do edifício para a posse do município foi feita pelo tenente-coronel Manuel José Mendes Cavaco, 2.º comandante da Unidade de Apoio do Comando da Logística, em representação do Exército.

 

 

Referindo-se à ocasião como um momento muito importante para Lagos, Hugo Pereira, presidente da autarquia, revelou que a prioridade do município é conservar este património e reabilitar o espaço, «dotando-o de mais condições para a realização de atividades culturais, e devolvê-lo depois novamente à fruição da comunidade».

Situado na atual Praça do Infante e com uma área total aproximada de 234 metros quadrados, o imóvel, datado de 1665, foi construído para armazenar os produtos trazidos pelas naus que aportavam a Lagos.

Na sua fachada principal tem, sobre cada uma das portas, um escudo de Armas do Reino do Algarve e, entre eles, a chancela do Conde de Avintes. Duas grandes portadas de madeira, encimadas por um frontão barroco, encerram o exemplar de um conjunto de Sete Passos (oratórios) da Via Sacra que se encontravam espalhados pela cidade. Supõe-se que neste local terá existido a Igreja de São Brás.



Comentários

pub