Alcoutim mostra projeto da nova ponte à secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

A iniciativa é promovida pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e do Algarve e pela Junta de Andaluzia

Uma visita ao local e um ponto de situação sobre o projeto da nova ponte sobre o Guadiana, entre Alcoutim e Sanlúcar, com apresentação dos calendários a atingir. Este é um dos pontos altos de uma reunião de trabalho sobre cooperação transfronteiriça que se realiza esta quinta-feira, 26 de Janeiro, em Mértola e Alcoutim, e que contará com a presença de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

A iniciativa é promovida pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e do Algarve e pela Junta de Andaluzia.

O objetivo passa por «aprofundar e desenvolver os laços de cooperação transfronteiriça no contexto da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA), nomeadamente nos domínios das infraestruturas verdes e biodiversidade, navegabilidade e valorização do Baixo Guadiana, crescimento azul e prevenção de incêndios», explica a CCDR do Algarve.

Neste encontro, será apresentado e o Plano de Ação para o Algarve, recentemente finalizado com a participação de todos os interessados, bem como a Intervenção Territorial Integrada (ITI) Água e Ecossistemas de Paisagens, desenvolvida em parceria pelas CCDR Algarve e Alentejo.

A navegabilidade e valorização do Rio Guadiana serão abordadas e debatidas pelas equipas que têm trabalhado neste tema, ao longo dos diferentes quadros financeiros, em particular a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), da parte portuguesa, e os Portos de Andaluzia, por Espanha.

Coordenado pela Junta de Andaluzia e com um conjunto vasto de parceiros, o projeto de cooperação ATLAZUL tem como principal objetivo criar um conjunto de oportunidades através de redes especializadas que promovam o Crescimento azul na área transfronteiriça, bem como implementar políticas inovadoras através de novas tecnologias para melhorar o conhecimento nos ambientes terrestre e marítimo/marinho.

A rede de parceiros estratégicos da “Aliança Europeia de Universidades do Mar” (SEA-EU), será igualmente apresentada, um supercampus internacional envolvendo nove universidades orientadas para o mar com mais de 122.832 estudantes e 16.909 funcionários, incluindo 10.427 docentes e pessoal de investigação, cuja participação nacional é liderada pela Universidade do Algarve (UAlg).

Finalmente, será efetuado um ponto de situação do projeto CILIFO, o qual visa a criação de Centro de Investigação e Luta contra os Incêndios Florestais para a zona transfronteiriça, que será sediado na província de Huelva.

O programa completo pode ser consultado aqui.

 



Comentários

pub