Agrupamento 100 – Tavira do Corpo Nacional de Escutas celebrou os seus 60 anos

É «oficialmente o segundo agrupamento de escutismo católico na região do Algarve e o centésimo a nível nacional»

O Agrupamento 100 – Tavira do Corpo Nacional de Escutas conquistou, no passado dia 8 de Janeiro, mais uma meta na sua história, celebrando os 60 anos da data da sua filiação.

Quando a filiação foi feita, em 1963, o número atribuído a Tavira foi o 100, «oficialmente o segundo agrupamento de escutismo católico na região do Algarve e o centésimo a nível nacional».

As celebrações dos 60 anos motivaram «um fim de semana de grande animação e várias foram as dinâmicas e atividades desenvolvidas e pensadas de forma a que elementos, dirigentes, pais e até antigos escuteiros e antigos dirigentes pudessem, de alguma forma, celebrar também esta data especial, recordando momentos importantes destes últimos 60 anos, transmitindo-os aos mais novos».

As celebrações dos 60 anos do Agrupamento iniciaram-se, na realidade, em Janeiro do ano passado e culminaram no passado dia 8 de janeiro numa atividade de fim-de-semana.

Um dos objetivos dos dirigentes foi que esta data fosse «celebrada plenamente, por todos e com todos», envolvendo não só o agrupamento, mas todos os que por ele passaram ou que colaboraram, fazendo parte da história destes 60 anos. «Convites foram feitos a antigos escuteiros, antigos dirigentes, pais e familiares e à própria comunidade e paróquia de Tavira, cujo apoio tem sido absolutamente fundamental ao longo destas décadas».

A atividade teve início na cidade de Tavira, tendo os escuteiros feito um jogo pela cidade, convivendo de perto com a população.

A noite já foi passada no Campo Escutista e em modo de preparação para o grande dia.

No domingo, o dia arrancou com a receção de dezenas de pais e antigos escuteiros no Campo Escutista de Tavira, que arregaçaram mangas e ajudaram a plantar 60 árvores, uma por cada ano de vida do agrupamento.

Ao final da manhã, elementos, dirigentes, pais e comunidade reuniram-se na Capela da Cruz, no CET, para a eucaristia celebrada pelo assistente de Agrupamento. Foi aí que elementos das várias secções (dos 6 aos 22 anos) fizeram a sua promessa de lobito e de escuteiro.

O dia continuou com um almoço partilhado, «onde não faltou animação, partilha de muitas histórias e momentos memoráveis».

As comemorações contaram ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Tavira e do presidente da União de Freguesias de Tavira.

 



Comentários

pub