A folia volta a Loulé com o Algarvensis a ser o rei do Carnaval

“Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” é a pergunta que vai dar corpo ao cortejo

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação – Arquivo

O Carnaval de Loulé, um dos principais de Portugal, está de volta. Nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro, o corso mais antigo do país sai à rua, na Avenida José da Costa Mealha, com o tema a ser o Geoparque Mundial da UNESCO – Algarvensis. 

Assim, a candidatura conjunta dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira a Geoparque Mundial, ainda na condição de aspirante, serve de inspiração para o desfile deste ano.

“Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” é a pergunta que vai dar corpo ao cortejo onde 14 carros alegóricos, nove grupos de animação, três escolas de samba, gigantones e cabeçudos e mais de 600 animadores irão desfilar durante os três dias, das 15h00 às 17h30.

O rei deste corso será o Metoposaurus algarvensis, um anfíbio extinto semelhante a uma salamandra gigante que viveu há 227 milhões de anos e cujos achados paleontológicos foram encontrados na Penina.

Tal como nos anos anteriores, a sátira política, social ou desportiva voltará a estar presente.

A crise socioeconómica, que está a afetar a vida do “Zé Povinho”, as mexidas no Ministério da Saúde com a saída de Marta Temido e entrada de Manuel Pizarro ou o empenho de Portugal na neutralidade carbónica, com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa a surgir ao lado da ativista Greta Thunberg num pequeno barco a limpar a costa portuguesa, numa pescaria aos plásticos, são alguns dos episódios em destaque.

A guerra da Ucrânia, com Zelensky e Putin como tripulantes de um carro decorado com cereais, a disputa entre os “dinossauros” Lula e Bolsonaro ou os novos governantes britânicos, Charles III e Rishi Sunak darão também vida aos carros alegóricos.

Tal como é hábito, 10 associações sociais, desportivas e recreativas do concelho participarão no corso.

São elas a EXISTIR, JS Campinense, Algarve Gym, GD Barreiras Brancas, As Tradições de Loulé, Motoclube de Loulé, Associação Satori, TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, AGAL – Associação Grupo dos Amigos de Loulé e Associação Fénix.

As entradas custarão 2 euros. A componente de solidariedade volta a marcar esta dição e as receitas de bilheteira irão reverter a favor de uma causa social.

Para os responsáveis da Autarquia, o Carnaval de Loulé 2023 será mais uma oportunidade para divulgar e promover o aspirante Geoparque Algarvensis, envolvendo tanto a população como os visitantes neste desiderato.

«Vamos brincar com um tema que para nós é muito sério, um dos principais projetos para o nosso futuro como comunidade e território, e acreditamos que o Carnaval poderá alavancar esta candidatura», consideram.

No âmbito do programa do Carnaval de Loulé 2023, haverá também o Carnaval Infantil, na manhã (10h00) da sexta-feira, 17 de Fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha, com a participação dos alunos das escolas do concelho que irão trazer uma versão “mini” do desfile, esperando-se milhares de pequenos foliões mascarados a rigor.

E na noite de segunda-feira, dia 20, a partir das 22h00, no Salão de Festas de Loulé, o Baile de Gala do Carnaval apela à criatividade do público na escolha das suas máscaras com o tema “Há 227 milhões de anos…”.

 



Comentários

pub