UGT/Algarve indignada com tratamentos de radiocirurgia em Sevilha

UGT/Algarve adianta que vai pedir uma reunião ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Os sindicatos afetos à UGT (União Geral de Trabalhadores)/Algarve estão «indignados» com o facto de os doentes oncológicos da região estarem, desde Outubro, a ir a Sevilha receber tratamentos de radiocirurgia. 

Em nota de imprensa, a UGT/Algarve adianta que vai pedir uma reunião ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, «no sentido de dialogar e tentar perceber se a adjudicação dos tratamentos poderá ainda ser revertida e até quando os doentes oncológicos terão de se deslocar a Espanha numa situação que não serve os interesses da população do Algarve».

Desde Outubro que esta situação acontece, tal como o Sul Informação noticiou.

Na altura, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve esclareceu que radioterapia e rediocirurgia são tratamentos «muito diferentes», começando pelo facto de a radiocirurgia implicar «uma deslocação única do doente».

«Houve um concurso, Espanha ganhou, de forma legal, e nós temos de cumprir as condições desse concurso», explicou, então, Horácio Guerreiro, diretor clínico, ao nosso jornal.

Por seu lado, Daniel Santana, presidente da União Distrital de Sindicatos da UGT, diz que contactou a Associação Oncológica do Algarve (AOA) «que transmitiu o seu repúdio pela forma como o CHUA conduziu todo o processo concursual, que veio atribuir aqueles tratamentos oncológicos a uma entidade espanhola».

«Esta situação ainda é mais incompreensível, visto que, segundo o que a AOA transmitiu aos Sindicatos, a Clinica de Radioncologia do Algarve, em Faro, tem as mesmas – ou até mesmo melhores – condições e tecnologia sofisticada para tratar a população do Algarve», conclui a UGT.

 



Comentários

pub