UAlg acolhe Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos

A ANI é a entidade que acompanha a implementação da agenda de investigação e inovação de todos os CoLAB

O terceiro Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos (CoLAB) realiza-se esta terça e quarta-feira, 6 e 7 de Dezembro, no Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

«Atualmente, a rede de CoLAB por 35 CoLAB, tendo sido recentemente reconhecidos seis novos laboratórios colaborativos. Esta rede já contribuiu diretamente para a criação de 639 postos de trabalho altamente qualificados, o que responde a 107% do objetivo definido para 2022. Destes, 32% têm doutoramento, 56% mestrado e 12% licenciatura», diz a organização.

Os CoLABs têm interação no curso da sua constituição e operacionalização com cerca de 295 entidades: 173 empresas e 122 entidades não empresariais, incluindo instituições de ensino superior, laboratórios e associações.

Esta iniciativa «pretende debater a evolução das atividades dos CoLAB e a sua integração na dinâmica dos ecossistemas regionais, durante a transição para um novo ciclo de financiamento de base, no âmbito da Missão Interface e do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR)».

Este evento contará com a apresentação dos principais resultados obtidos durante 2021 e os highlights da rede nacional de CoLAB.

No evento marcarão presença Joana Mendonça, presidente da ANI, Madalena Alves, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Mendes Borga, membro da Direção da ANI, e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve. Esta terceira edição contará ainda com a participação de um vasto leque de empresas, decisores políticos e peritos nacionais e internacionais.

Neste evento serão debatidos diversos temas de grande impacto como os desafios da população cada vez mais envelhecida, a transformação digital, a crise energética, a economia circular com novos modelos de negócio para um futuro sustentável, as perspetivas portuguesas dos CoLAB e a plataforma da Missão de Interface, entre outros.

A ANI é a entidade que acompanha a implementação da agenda de investigação e inovação de todos os CoLAB. O processo de reconhecimento dos Laboratórios Colaborativos é assegurado pela FCT.

 



Comentários

pub