Tribunal de Contas aprova obra que vai «resolver problemas de esgoto» no Cadoiço

O investimento é de cerca de 1,5 milhões de euros

Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

É uma obra «importante» que vai ajudar a resolver os «problemas dos esgotos» na Ribeira do Cadoiço, em Loulé. O Tribunal de Contas deu visto favorável à empreitada de construção de um novo coletor que vai melhorar a qualidade ambiental do Cadoiço. A obra começa já na próxima semana. 

A empreitada passa por construir um coletor alternativo ao instalado na Ribeira da Graça (águas e esgotos).

O auto de consignação vai ser assinado na próxima terça-feira, dia 13 de Dezembro, e a obra, garantiu Vítor Aleixo ao Sul Informação, é «para começar imediatamente».

O investimento é, de acordo com o presidente da Câmara de Loulé, de «cerca de 1,5 milhões de euros».

A empreitada era há muito aguardada porque, segundo a autarquia, vai «solucionar uma questão estrutural na conduta que atravessa parte da cidade, e que se tem agravado nos últimos anos, provocando a ocorrência de ”descargas” no Cadoiço», sobretudo durante o período de maior chuva.

 

Vítor Aleixo

 

Os trabalhos consistem na construção de um coletor de grande dimensão, com início na Rua Drª Laura Ayres (em frente ao Tribunal Administrativo de Loulé), seguindo por baixo da Rua Ventura de Sousa Barbosa, Rua General Humberto Delgado, Rua Ribeiro da Graça e Rua do Cadoiço.

«Será também executado um troço de coletor doméstico entre a zona de estacionamento que liga a Rua General Humberto Delgado e a Rua Antero de Quental, assim como a reparação e substituição das infraestruturas existentes ao longo do todo o percurso», diz a Câmara de Loulé.

Em declarações ao nosso jornal, o edil Vítor Aleixo disse que esta obra vai «permitir dar à Ribeira do Cadoiço o tratamento que ela merece».

De resto, ainda recentemente, a associação Almargem coordenou um projeto chamado “Cadoiço Vive” em que foram aplicadas, com sucesso, medidas como a renaturalização da galeria ripícola e o reforço da fauna silvestre.

O objetivo desta obra passa, aliás, por tornar esta zona natural, que se situa às portas da cidade de Loulé e tem uma cascata, mais aprazível.

 

 



Comentários

pub