Segunda Fase de requalificação do Castelo de Paderne arranca em Janeiro

Obra terá o custo de mais de meio milhão de euros

A segunda fase da obra de requalificação do Castelo de Paderne arranca em Janeiro e terá o valor global de 591 190 euros, sendo mais de 200 mil assegurados pela autarquia de Albufeira. 

A obra terá a duração de oito meses, garantindo a recuperação, tanto por dentro como por fora, de parte da muralha virada a nordeste em frente à torre albarrã e da porta de entrada em cotovelo.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, recebeu nos Paços do Concelho, na passada terça-feira, 13 de Dezembro, a diretora regional da Cultura do Algarve Adriana Nogueira, e a representante da empresa responsável pela obra referente à empreitada de conservação e restauro dos módulos de taipa Almóada do Castelo de Paderne.

«O castelo de Paderne é um imóvel de interesse público pelas suas características, soluções arquitetónicas e singularidades de uma fortificação construída num período muito conturbado da História», refere a autarquia, acrescentando que este monumento tem contribuído para o conhecimento do período islâmico.

Para José Carlos Rolo, «este é um investimento feito no sentido da conservação do património material concelhio, imprescindível, tendo em conta a relevância histórica e cultural do Castelo para a autarquia».

A primeira fase das obras, que passou pela conservação e restauro da torre albarrã, ficou terminada em 2018.



Comentários

pub