Vai ser lançada “Rota Literária do Algarve”

Rota foi desenvolvida pela Universidade do Algarve, com a coordenação das professoras Rita Baleiro e Sílvia Quinteiro

A “Rota Literária do Algarve” vai ser lançada pela Direção Regional de Cultura este sábado, 17 de Dezembro, às 15h00, no Salão Nobre da Câmara de São Brás de Alportel. 

Esta rota, desenvolvida pela Universidade do Algarve, com a coordenação das professoras Rita Baleiro e Sílvia Quinteiro, «pretende oferecer um olhar diferenciado sobre a região, já que a grande maioria destes itinerários sugere localidades do interior algarvio, bem como combater a sazonalidade do turismo na região, ao mesmo tempo que promove a literatura portuguesa», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Tendo como ponto de partida textos literários de autores algarvios e de outros que referiram o Algarve nas suas obras, foi estabelecida uma relação entre estas referências e o espaço físico que gerou lugares literários, posteriormente organizados e interligados através de narrativas que estabelecem a coerência entre pontos de paragem.

«Estes passeios têm ainda o potencial em contexto escolar, na ocupação dos mais idosos, na formação de guias locais e na promoção dos autores algarvios junto de um público internacional, no âmbito do Turismo Literário», acrescenta.

«A cada itinerário corresponde uma brochura e um percurso sinalizado no terreno, para que o visitante o possa realizar autonomamente. As brochuras oferecem uma narrativa que resulta do encontro dos textos literários com as biografias dos escritores e o território, e é complementada com informação sobre história, demografia, gastronomia, lendas e tradições de cada um destes lugares», diz.

Os itinerários literários estarão disponíveis gratuitamente, através de um website, em quatro línguas: português, inglês, francês e espanhol.

 



Comentários

pub