Projetos «inspiradores» para atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável premiados em Loulé

Conferência ODSlocal’22 vai decorrer em Almancil

Três projetos de entidades da sociedade civil «com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade» vão receber Prémios ODSlocal, numa cerimónia que terá lugar a 7 de Dezembro, às 14h00, no Wyndham Grand Hotel, em Almancil, onde também serão distinguidos municípios por boas práticas de sustentabilidade.

Os prémios vão ser atribuídos no decorrer da conferência ODSlocal’22, que terá como tema “Caminhos, Dinâmicas, Futuros” e contará com Lorenz Gross, economista da OCDE com vasto conhecimento da concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cidades e regiões de vários países», como orador principal, segundo os organizadores do evento.

Lorenz Gross vai abordar o tema “Da territorialização dos ODS aos relatórios locais voluntários”, «destacando o modo como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser usados como um referencial de ação para promover o desenvolvimento sustentável em cidades e comunidades em todo o mundo, trazendo exemplos práticos».

No evento, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, também vão marcar presença Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Do programa constam também as intervenções de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Helena Roseta, coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis, e Artur Santos Silva, curador da Fundação “la Caixa”.

O programa inclui ainda sessões de debate com a presença de autarcas dos municípios galardoados e representantes das entidades da sociedade civil responsáveis pelos projetos premiados.

«A Plataforma ODSlocal tem tido grande sucesso na obtenção e disseminação de dados relativos ao desempenho das autarquias em Portugal no caminho para cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Plataforma disponibiliza informações que são muito úteis e permite valorizar e dar visibilidade aos avanços conseguidos nos vários Municípios», segundo Filipe Duarte Santos.

«A década de 2021-2030 é crucial para muitos ODS, especialmente os de natureza ambiental, pois estamos numa situação de emergência no que respeita a vários indicadores, nomeadamente os das metas climáticas e da biodiversidade terrestre e marinha. A presente década é a oportunidade que temos de reverter o nosso comportamento coletivo e salvar a nossa preciosa relação com a natureza e o Sistema Terra», acrescentou.

João Ferrão, coordenador do consórcio ODSlocal, lembra, por seu lado, que «estamos exatamente a meio do período entre 2015, a data de adoção dos ODS pelos estados-membros das Nações Unidas, e 2030, a data para a qual foram identificadas as diversas metas a alcançar».

«A crise pandémica e, mais recentemente, a crise geopolítica associada à guerra na Ucrânia dificultaram o avanço em direção às metas estabelecidas. É preciso, pois, um novo fôlego e os municípios, pelas suas competências e pela sua proximidade às populações e aos territórios, são insubstituíveis nesta caminhada, tão difícil quanto necessária, a favor da sustentabilidade», ilustra.

A participação na conferência online é gratuita e aberta aos cidadãos, e pode ser efetuada seguindo este link.

 

 



Comentários

pub