Portimão entrega distinções relativas ao Prémio Municipal do Voluntariado

“Navegar pela Mente” recebeu prémio coletivo

O Município de Portimão entregou esta segunda-feira, 5 de Dezembro, as distinções relativas à quarta edição do Prémio Municipal do Voluntariado.  

Criado pelo Município de Portimão em 2018, o galardão distingue projetos nas áreas da solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, idosos, cidadãos portadores de deficiência ou outras pessoas em situação vulnerável.

Nesta edição, o primeiro prémio na categoria Coletivo, no valor de 6.500 euros, foi entregue ao projeto “Navegar pela Mente”, da associação Teia d’Impulsos, que visa possibilitar a prática semanal de vela aos utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA – Portimão, «proporcionando o desenvolvimento de uma atividade desportiva e terapêutica como ferramenta no processo de reabilitação, ao mesmo tempo que estimula competências sociais e cognitivas, aumenta a autoestima e promove a reintegração e participação ativa na sociedade», refere a autarquia.

Na mesma categoria, o segundo prémio, no valor de 3.500 euros, foi entregue à Oficina Social de Bricolage do GRATO – Grupo de Apoio aos  Toxicodependentes, com o objetivo de equipar uma carrinha com material de manutenção e ferramentas, com o propósito de que a viatura funcione como oficina de pequenas reparações ao domicílio, ao serviço da população mais vulnerável e carenciada do concelho (reformados, pessoas com deficiência e agregados em situação de carência económica).

 

 

De acordo com a autarquia, foram apresentadas 13 candidaturas no total das duas categorias, não tendo sido atribuído qualquer prémio na categoria Individual, «em conformidade com o ponto 2 do art. IV do regulamento do Prémio Municipal de Voluntariado, uma vez que as quatro candidaturas recebidas obtiveram classificação desfavorável por parte do júri».

O júri era composto por Teresa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão, por Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do CHUA, Joana Bastos, coordenadora da DUAL, Nuno Alves, presidente de direção do Banco Alimentar do Algarve, e pelo professor adjunto da Universidade do Algarve Paulo Alves.

Na ocasião, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, realçou a importância das boas práticas do voluntariado, ao afirmar que «a solidariedade e o voluntarismo de quem não está à espera de nada em troca é fundamental para o nosso futuro, pois a humanidade não pode ser desumanizada, tem que ter afetos, os quais se medem na forma como nos entregamos aos outros».

 

«Todas as associações aqui presentes estão de parabéns, porque aquilo que fazem constitui um ganho para si próprias e para a sociedade. Sei que os vossos projetos foram feitos com muito carinho, amor e dedicação, sentimentos vertidos pela vossa humanidade e solidariedade junto de quem acompanham no dia-a-dia», sublinhou ainda a presidente, antes de realçar que, «apesar de sabermos que o sofrimento jamais
acabará e faz parte da nossa vida, ao menos conseguimos minorá-lo com as ações praticadas no quotidiano».

Nas suas palavras, «os portimonenses não vivem de costas viradas entre si, a julgar pelos números do nosso movimento associativo, que mobiliza diariamente muitos milhares de pessoas para fazer desta uma cidade mais solidária e um Município mais próxima das pessoas».

A cerimónia foi antecedida de um convívio e partilha de testemunhos entre jovens voluntários de vários países, no âmbito do programa local “Geração XXI”, criado em parceria pelo Município de Portimão e a Dypall Network, e no qual intervieram representantes de algumas organizações parceiras do projeto, como foram os casos da vereadora Teresa Mendes (Câmara Municipal de Portimão), Bruno António (Dypall) e Luís Norte (GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes).

O programa “Geração XXI” surgiu da necessidade de dinamizar os jovens e tornar Portimão uma referência regional na implementação de políticas de juventude e incentivo à cidadania e participação ativa, criando oportunidades de aprendizagem, formação e voluntariado a nível local e internacional.

Ao assentar nos pilares estruturais do voluntariado, da capacitação do tecido associativo e da estratégia para a juventude, o “Geração XXI” conta atualmente com 11 voluntários internacionais, oriundo de Espanha, Itália e Turquia, merecendo realce o facto de cinco ex-voluntários, de nacionalidades italiana e polaca, terem adotado Portimão como sua cidade.



Comentários

pub