População da Cortelha volta a fazer o seu presépio em Cortiça e com outros materiais locais

A iniciativa é da Associação dos Amigos da Cortelha

O tradicional presépio em cortiça da Cortelha vai ser inaugurado amanhã, sábado, às 17h00, e pode ser visto até dia 6 de Janeiro, no largo da Associação, nesta aldeia serrana do concelho de Loulé.

Como sempre, o presépio é fruto de «muito trabalho da população local», que usaram materiais da zona para o criar, nomeadamente «cortiça, cana, musgo e pedras de ribeira», segundo a Associação dos Amigos da Cortelha.

Para criar esta «autêntica obra de arte», forma necessárias «largas semanas a apanhar musgo, a procurar os melhores canudos de cortiça e a carregar as pedras da ribeira para a construção do cenário do nascimento de Jesus».

A cortiça, que é a principal fonte de rendimento dos habitantes da aldeia, «desempenha neste presépio algo muito mais importante do que simples matéria-prima: transporta a alma das gentes da Cortelha».

O presépio desta aldeia da freguesia de Salir «pretende espelhar o contexto global do significado do Natal, desde o caminho a percorrer pelos Reis Magos, até à cabana onde tradicionalmente se atribuí o nascimento de Jesus, passando pelo enquadramento do mesmo no meio rural. Será assim possível apreciar várias figuras em tamanho real, nomeadamente os reis magos nos seus camelos, assim como um burro e uma vaca».

O Presépio da Cortelha é uma iniciativa da Associação dos Amigos da Cortelha e da população local e pode ser visitado a qualquer hora.

 



Comentários

pub