PDR 2020 teve 1341 candidaturas algarvias até Outubro

Segundo a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, «essas candidaturas representam um investimento elegível de cerca de 125 milhões de euros»

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 contabilizou, até Outubro, 1341 candidaturas algarvias.

Segundo a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, «essas candidaturas representam um investimento elegível de cerca de 125 milhões de euros, dos quais 84 milhões correspondem a apoio público».

Das diferentes áreas que compõem o programa, são as medidas relativas à “Competitividade e Organização da Produção” que concentram maior número de candidaturas, e as maiores percentagens de investimento e ajuda pública, sendo que dentro destas medidas são as ações relativas à “Melhoria da Eficiência dos Regadios” e aos “Investimentos nas Explorações Agrícolas” de jovens (até 40 anos de idade) e demais agricultores que representam a maior fatia, tanto em número de candidaturas como em montantes aprovados.

A área relativa ao “Ambiente, Eficiência no Uso de Recursos e Clima”, que concentra as medidas de apoio à floresta, regista um incentivo aprovado da ordem dos 15 milhões de euros.

A Medida 10 – Leader, da responsabilidade dos Grupos de Ação Local (Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana), contabiliza até agora perto de 350 candidaturas.

A partir de Janeiro de 2023, perspetiva-se a entrada em vigor de um novo programa de apoio, designado PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal e que vigorará entre 2023 e 2027.

 



Comentários

pub