Organizações da área social algarvias aprendem gestão com a Fundação Manuel Violante

Inscrições estão abertas

A Fundação Manuel Violante vai dar formação na área da gestão a responsáveis por organizações do Algarve com missão social, com «foco na sustentabilidade e impacto», ao abrigo do programa Miles, cujas inscrições estão abertas na região algarvia.

Este é um «programa de transformação da economia social da Fundação Manuel Violante, uma organização sem fins lucrativos, que presta apoio a organizações nacionais que pretendam melhorar as suas práticas de gestão», descrevem os promotores da iniciativa.

O programa conta com 50 a 60 voluntários e, «ao longo de um ano, cada participante definirá os seus objetivos e no decurso da formação terá o acompanhamento individualizado de um formador que faz parte da Fundação Manuel Violante, que dará todo o apoio para que o curso tenha aplicabilidade na prática e que o objetivo final de capacitação dos líderes e gestores das organizações se concretize».

«A formação acontece em duas etapas diferentes e nas quais se adquirem dois níveis de conhecimento. De Janeiro a Maio o programa dedica-se a preparar as organizações para que a sua sustentabilidade esteja garantida e de Setembro a Dezembro, numa segunda fase, o foco é no impacto e na inovação», descreve a Fundação Manuel Violante.

«São desenvolvidos temas como Liderança, Inovação e Empreendedorismo, Governance ou Transição Digital. Em ambas as etapas, o objetivo é comum: a mudança de mindset destas organizações para que sejam mais ágeis e eficientes na sua gestão interna e dos recursos que dispõem», acrescenta.

Segundo Patrícia Rocha, diretora executiva da Fundação Manuel Violante, «o plano é que nos próximos três anos estejamos a apoiar 500 organizações sociais. Reforçar a gestão das organizações participantes e fazê-las crescer e ganhar voz na sua causa. Garantir que os seus modelos de negócio são sustentáveis e que as equipas de liderança estão motivadas e trabalham em harmonia para que a missão e o serviço da organização seja prestado e, cada vez mais, capaz de responder às necessidades de uma sociedade em evolução».

Raúl Galamba de Oliveira, presidente da Administração da Fundação Manuel Violante, salienta, por seu lado, o programa Miles «permite que estas organizações – que cuidam da sociedade, das crianças, dos jovens, dos mais velhos, das pessoas com deficiência ou em situação de sem abrigo, das famílias vulneráveis, de quem precisa de um apoio – desempenhem ainda melhor o seu papel e que por isso cuidem ainda melhor das comunidades. Este programa possibilita às equipas destas organizações e a cada uma das suas pessoas, crescer profissional e pessoalmente, sentir-se mais capaz, ganhar confiança e com isso reforçar o seu impacto na organização e no 3º setor».

A inscrição no programa custa 300 euros e pode ser feita aqui.

Em edições anteriores participaram organizações como a APAV, a Terra dos Sonhos e a Fundação O Século.

 

 

 



Comentários

pub